Autismo: A importância do diagnóstico precoce

O Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo é celebrado nesta sexta-feira 02 de abril, e nossa equipe conversou com a Doutora Aline Simões, que é Fonoaudióloga e sócia fundadora da Clínica Integra Saúde, que vem se destacando no atendimento a crianças autistas em Santo Antônio de Pádua e Região.

Segundo a fonoaudióloga, nos últimos anos a prevalência do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), tem aumentado bastante, mas infelizmente o diagnóstico na maioria das vezes ainda é tardio, sendo concluído depois dos 3 anos, com isso as crianças perdem a oportunidade de serem estimuladas precocemente.

Desde os primeiros meses de vida, os bebês podem demonstrar sinais, como atraso do sorriso social, dificuldade para interação com faces dos cuidadores, ausência de balbucio até 1 ano, ausência de atenção compartilhada, bebês que não gostam muito de colo. Mas a profissional ressalta, que nem sempre todos os sinais podem estar presentes e podem variar de intensidade, por isso é muito importante a Avaliação com uma Equipe Multidisciplinar.

Aline enfatiza que o diagnóstico precoce, permite que as intervenções terapêuticas sejam mais eficazes, devido o cérebro ainda está em amadurecimento, existe maior plasticidade neural.

Sabemos e entendemos que a suspeita do Diagnostico, e o diagnóstico é um momento difícil e angustiante para os pais, mas em minha rotina profissional costumo sempre conscientizar a importância do aceitar o diagnóstico, principalmente pelos familiares, pois eles são a base para
o sucesso de um Plano Terapêutico. – disse Aline.

Dúvidas entre em contato:
(22) 3851-3443 Integra Saúde.
Instagram: fono_alinesimoes_ou saude.int

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *