Auxiliar de enfermagem é a primeira a ser vacinada em SFI

Moradora da localidade de Valão Seco, a auxiliar de enfermagem Jucinaidi dos Santos foi a primeira são franciscana a receber a vacina contra o novo coronavírus (Covid-19). O inicío da vacinação dos profissionais de saúde aconteceu na tarde dessa quarta-feira (20) no Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC) e contou com a participação da prefeita Francimara Barbosa Lemos.

“É uma alegria muito grande. O dia tão esperado chegou. Com a vacina, certamente, vamos evitar muitas mortes. Isso mostra que estamos vencendo a batalha, mas não podemos dar bobeira. É necessário que continuemos com as medidas de prevenção”, afirmou Jucinaidi, emocionada.

A  profissional atua na unidade de saúde há 35 anos, desde o período em que o local era administrado pela Associação Rui Barbosa. Entre os integrantes do órgão estava Manoel Carola, que dá nome ao hospital, situado na localidade de Ponto de Cacimbas.

Também emocionada, ao lembrar os casos da doença em sua família, a prefeita destacou o marco mundial do início da vacinação. “Toda rede de saúde foi estruturada para atender as necessidades impostas pela pandemia, inclusive com a aquisição de um tomógrafo. Começar a vacinar nos enche de esperança que o fim disso tudo está próximo”, disse.

Tanto o coordenador de Imunização, Cristiano de Souza, quanto a secretária municipal de Saúde, Thayna Rissa, recordaram a chegada do helicóptero com as doses na última terça-feira (19), no Aeroporto Bartholomeu Lysandro, em Campos dos Goytacazes. Thayna, que é enfermeira, foi a responsável por aplicar a dose em Jucinaidi.

O vice-prefeito, Raliston Souza, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Alexandre Barrão, secretários e assessores também participaram do ato, que foi transmitido pelas redes sociais.

O município recebeu 280 doses da Coronavac, vacina produzida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Elas serão direcionadas aos profissionais que atuam na linha de frente do combate à Covid-19. Outras 280 unidades serão enviadas para o município para a aplicação da segunda dose.

Primando sempre pela transparência, a prefeitura disponibiliza a íntegra da bula da vacina, além de documentos do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES) com as diretrizes para vacinação.

Ascom SFI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *