Cientistas da Uerj e da Uenf estão entre os mais influentes do mundo

Cientistas das universidades do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e do Norte Fluminense (Uenf) estão num ranking norte-americano que aponta os mais influentes do mundo. O estudo é da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e foi publicado na revista Public Library of Science (PLOS). O ranking levou em conta citações, autocitações, número de artigos publicados, índice de coautoria e contribuições.

Ao todo, 161.441 pesquisadores de vários países e de 22 campos de pesquisa, divididos em outras 176 subáreas, foram citados – há 853 brasileiros na lista inicial. A publicação também divulgou ranking que leva em consideração toda a carreira dos cientistas.

– Neste ano em que a Uerj completou 70 anos, ver nossos cientistas e da coirmã Uenf figurando na lista de mais influentes do mundo tem sabor ainda mais especial. É uma grande realização atingirmos este grau de relevância, atrairmos e darmos condições de trabalhos a pesquisadores desse calibre, ampliando a já consolidada tradição de pesquisa da nossa universidade – afirmou Luís Antônio Campinho Pereira da Mota, pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Uerj.

O professor Raimundo Braz Filho, reitor da Uenf entre 2003 e 2007, foi o representante da universidade no ranking que leva em consideração toda a carreira dos pesquisadores. Professor emérito da instituição, Braz Filho é membro titular da Academia Brasileira de Ciências.

– Além da satisfação pessoal, essa realização reafirma a importância da Uenf que, como toda universidade pública brasileira, assumiu o papel fundamental na realização de pesquisa científica no País – comentou o ex-reitor.

Ranking de 2019

Uerj

Nilson Antunes de Oliveira (Física Aplicada)

Leonor Gusmão (Medicina Forense)

Carlos Mandarim de Lacerda (Nutrição & Dietética)

Guilherme L. Werneck (Saúde Pública)

Carlos Frederico D. Rocha (Zoologia)

Helena Godoy Bergallo (Zoologia)

Marie-Anne Van Sluys (Zoologia)

Uenf

Luciano Pasqualoto Canellas (Agronomia & Agricultura)

Leandro R. Monteiro (Biologia Evolucionária)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *