Com foco na inclusão, Rede Ceja abre matrículas para novos estudantes

Estão abertas, em todo o Estado do Rio de Janeiro, as matrículas para novos alunos que desejam ingressar na Rede Ceja – Centro de Educação de Jovens e Adultos. Essas escolas da rede estadual de ensino são administradas pela Fundação Cecierj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, e voltadas para quem deseja concluir os ensinos Fundamental e Médio e está fora da idade escolar.

O processo continua totalmente on-line. A primeira etapa consiste na pré-matrícula, que deve ser feita no site https://sca.cecierj.edu.br/scc/prealuno/preMatricula/. Depois é necessário encaminhar um e-mail para a escola onde o aluno deseja estudar anexando os documentos exigidos (a lista completa está disponível em www.cecierj.edu.br/rede-ceja/escolas/).

Para se tornar aluno do Ensino Fundamental é necessário ter pelo menos 15 anos e mais de 18 anos para o Ensino Médio. Diferente das escolas tradicionais, onde existem aulas regulares, o estudante matriculado no Ceja estuda de acordo com sua disponibilidade por meio de uma plataforma on-line adequada para o ensino semipresencial. O aluno conta sempre com o apoio de professores no estudo das diferentes disciplinas, e o material didático é disponibilizado gratuitamente, em sistema de empréstimo, na escola ou no ambiente virtual de aprendizagem. 

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, destacou a importância da Rede Ceja na inclusão daqueles que estão fora da idade escolar.

– As nossas instituições educacionais estão voltadas para acolher e possibilitar aprendizagens significativas aos estudantes, sejam jovens ou adultos fora da idade escolar. É dando oportunidade de inclusão, respeito e incentivo que possibilitaremos a inclusão e concretização dos sonhos dos nossos alunos – afirmou o secretário. 

O presidente da Fundação Cecierj, Jorge Roberto Pereira, destaca que a Rede Ceja oferece o ensino semipresencial desde a década de 70 e há 8 anos utiliza uma plataforma on-line adequada para essa modalidade, o que facilita a aprendizagem.

– O aluno da Rede Ceja encontra todas as possibilidades para terminar seus estudos, seja pela plataforma, ou com auxílio presencial dos nossos professores, além de toda equipe envolvida nessa importante iniciativa – comenta o presidente.    

Como se matricular no Ceja:

– Veja qual é a escola mais perto de você. Acesse www.cecierj.edu.br/rede-ceja/escolas/.

– Fazer a pré-matrícula no site https://sca.cecierj.edu.br/scc/prealuno/preMatricula/

– Após a pré-matrícula, o aluno deve encaminhar um e-mail para a escola onde deseja estudar enviando os documentos necessários.

– A confirmação da matrícula será realizada pelo mesmo e-mail que o aluno enviou os documentos.

– O aluno receberá a confirmação da matrícula com as seguintes orientações para iniciar seus estudos de casa:

– como e o que estudará;

– número de matrícula;

– vídeo explicativo de como acessar a plataforma on-line de ensino.

– Os documentos originais deverão ser apresentados, obrigatoriamente, quando a unidade escolar voltar a funcionar presencialmente.

– Em caso de dúvidas, o aluno pode entrar em contato, por telefone ou e-mail, diretamente com a escola pretendida.

Documentos necessários:

– Carteira de Identidade (RG)

– CPF

– Comprovante de residência atualizado

– Histórico Escolar ou declaração de escolaridade ou comprovação de aproveitamento do Enem ou Encceja, ou Provão dos Exames Supletivos

– Certidão de Nascimento ou de Casamento

– Certificado Militar (sexo masculino)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *