Confira a previsão do tempo para a primeira semana de setembro no Estado do RJ

Esse último final de semana de Agosto foi bem quente em todo o estado do RJ, praticamente todas as cidades Fluminenses registraram máximas acima dos 30 graus, além do ar seco e quente do interior do Brasil que voltou a predominar sobre o estado, também voltamos a entrar em condições de aquecimento pré-frontal, por isso todo esse calor nesse Domingo (30/08)
Todo sistema frontal (frente fria) provoca um aquecimento das temperaturas nas áreas adjacentes a ele e na direção do seu deslocamento, essa região fronteiriça é chamada sistema pré-frontal e tem a temperatura notavelmente superior ao seu entorno, é por isso que fica mais quente antes da chegada de uma frente fria, por exemplo.

A segunda-feira (31/08) ainda vai ser de predomínio de Sol e calor, com máximas na casa dos 30 graus pu mais em todas as regiões do estado, a nebulosidade deve aumentar gradativamente no litoral Sul Fluminense e Grande Rio entre a tarde e a noite, com risco para chuva fraca e isolada no final da noite.


Na terça-feira, dia 01 de Setembro, a nebulosidade aumenta ao longo do dia em todo o Centro-Sul do estado, mas o céu não fica nublado, o Sol ainda vai aparecer em vários momentos do dia, a temperatura máxima nessa área do estado cai um pouco, variando entre 26 e 28 graus, ou seja, nem quente nem frio, a partir da noite existe uma possibilidade de ocorrer alguma chuva fraca de forma isolada, principalmente em áreas da Costa Verde e Grande Rio, no Médio Paraíba Fluminense e região Serrana essas chances são menores. O Centro-Norte Fluminense ainda continua seco e quente na terça-feira.
Após a passagem da frente fria o vento muda de direção, durante a quarta-feira (02/09) a massa polar dessa frente fria empurra ventos úmidos e mais frios em direção ao estado do RJ, isso vai manter o céu com excesso de nebulosidade principalmente em áreas do litoral Fluminense, pode chover fraco e isolado em algumas cidades do estado, a quarta-feira será o dia mais fresco da semana, com a presença mesmo que fraca do ar polar as máximas caem e variam entre 21 e 24 graus no estado, mas isso vai durar pouco….

Semana termina quente e seca em todo o estado…

O refresco vai durar muito pouco, a frente fria já se afasta do estado do RJ na quinta-feira (03/09), a massa de ar seco volta a atuar sobre o estado mantendo o céu com poucas nuvens e predomínio de Sol em boa parte do estado, a exceção será o litoral Norte do estado que ainda pode ter excesso de nebulosidade e chuva fraca de forma rápida. Na quinta-feira os termômetros já voltam a bater os 30 graus em muitas cidades do estado.


A sexta-feira será quente e seca em todas as regiões Fluminenses, as máximas vão passar dos 30 graus com muita facilidade, podendo chegar até aos 35 graus em áreas do Grande Rio e Centro-Norte Fluminense.

Quando vamos ter uma frente fria mais forte?

Os modelos numéricos meteorológicos estão indicando a passagem de uma frente fria mais forte após o feriado do Dia da Independência (07 de Setembro), se confirmar ela poderá trazer um pouco mais de chuva e queda mais acentuada nas temperaturas.
Acompanhe a nossa página para poder saber mais informações sobre o tempo nos próximos dias e essa nova frente fria após o feriado da independência.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE!

Essa previsão pode sofrer variações e alterações relevantes ao longo dos próximos dias, acompanhe a nossa página diariamente para ficar por dentro de tudo que vai acontecer daqui para frente. Estamos sempre trazendo atualizações e alertas meteorológicos para te deixar bem informado.

Fontes: CPTEC/INMET (Windyty, GFS e ECMWF) / Equipe M.C.F (Monitoramento Climático Fluminense)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *