FAKE NEWS: Defesa Civil de Além Paraíba informa que é falso um áudio sobre um possível rompimento da Usina hidrelétrica de Simplício

Um áudio de fonte desconhecida que viralizou nas redes sociais nos últimos dias, 27, 28 e 29 de dezembro (2019), falando de um provável rompimento de uma barragem de Furnas Centrais Elétricas, localizada na cidade de Sapucaia-RJ (Distrito Anta), deixou os moradores ribeirinhos, dos municípios de Sapucaia e Além Paraíba-MG em estado de pavor. 

Assim que as Autoridades tomaram conhecimento do “ÁUDIO FAKE”, as informações oficiais foram emitidas, Defesa Civil de Além Paraíba, Prefeitura Municipal de Sapucaia-RJ e a própria FURNAS. Todas refutando veementemente o áudio, que na verdade, verbera uma falsa informação. 

“FURNAS refuta os boatos que circulam em grupos de Whatsapp sobre rachaduras na barragem da Usina de Anta, no rio Paraíba do Sul, e esclarece que a estrutura está em perfeitas condições de operação, não havendo risco para a integridade do empreendimento e, consequentemente, para a segurança da população dos municípios de Sapucaia (RJ) e Além Paraíba (MG).
A barragem e os diques do Complexo Hidrelétrico Anta/Simplício foram vistoriados recentemente pela Aneel, que atestou sua conformidade aos padrões de projeto.
FURNAS mantém rigoroso protocolo de segurança de barragens, com monitoramento constante de suas hidrelétricas.”

“Este ÁUDIO é uma FAKE NEWS de muito mau gosto. Nossa barragem e diques não têm anormalidades. Inclusive foi recentemente fiscalizada pela ANEEL e não existe risco ou NÃO conformidades.

Fiquem tranquilos. Geovane . Gerente de Furnas.” Com autorização do Capitão PM Amarildo iremos tentar descobrir a origem do Fake News e denunciar ao MP.

FONTE: blog Adenilson Mendes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *