Fake news: fevereiro será o mais quente da história

Circulou durante o último fim de semana de janeiro a notícia de que o mês de fevereiro que está começando seria o mais quente de todos os tempos. Vários meteorologistas da Climatempo receberam esta notícia, encaminhada por amigos, que pediram ajuda para saber se a notícia era verdadeira. 

“A Climatempo vem a público esclarecer que essas mensagens sobre o fevereiro mais quente de todos os tempos e o equinócio de 5 dias são fake news.”

No sábado 29/01 o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de uma onda de calor com validade até dia 02/02. VEJA AQUI!

A falsa notícia credita as informações ao Instituto Nacional de Meteorologia, que é um órgão sério e que não publicou nenhuma nota técnica sobre a previsão de calor excepcional em fevereiro de 2021.

Para provar que a questão do equinócio de 5 dias é uma notícia falsa, basta lembrar que o equinócio é um evento astronômico associado à primavera e ao outono. Estamos no verão! O equinócio tem dia, mês, hora, minuto e segundo para acontecer. O equinócio da primavera acontece nos dias 22 ou 23 de setembro. O equinócio de outono em 2021 vai acontecer no dia 20 de março, às 6:38 pelo horário de Brasília.

Com informações: CLIMATEMPO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *