Fiscalização fecha três comércios em SFI, por descumprirem medida de prevenção à Covid-19

A força-tarefa de órgãos da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), em conjunto com a Polícia Militar (PM), segue atuando para garantir o cumprimento das medidas de combate ao novo coronavírus (Covid-19).

No último final de semana, três estabelecimentos foram fechados por funcionarem além do horário permitido. Os comércios estão situados nas localidades de Barra do Itabapoana, Batelão e Praça João Pessoa.

O decreto municipal em vigor prevê que, em caso de reincidência ou dependendo da gravidade da infração, o responsável pelo espaço pode ser multado entre R$ 602 e R$ 12.040. Também está prevista suspensão do alvará e cassação do documento.

Outra medida que vem sendo fiscalizada pelo Departamento de Postura, a Empresa Municipal de Trânsito de SFI (Emtransfi), a Guarda Civil Municipal (GCM) e a PM é o funcionamento do comércio com apenas 50% da capacidade. De acordo com os órgãos, que integram a Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, diversos estabelecimentos têm desrespeitado esta determinação, foram orientados e passarão a ser multados, caso voltem a infringir a partir desta semana.

Desde o último dia 5, a prefeitura estabeleceu um novo horário de funcionamento das atividades comerciais em geral: entre 8h e 23h. A exceção são padarias, confeitarias e similares, que podem iniciar o expediente às 6h. Já postos de combustíveis, drogarias, farmácias, serviços funerários, hospitais, clínicas, laboratórios, clínicas veterinárias, clínicas odontológicas, podem funcionar de segunda a domingo sem restrição de horário.

Segue mantida a obrigatoriedade do uso de máscara em locais públicos e a proibição da “utilização de música ao vivo por bares, restaurantes, cafeterias, lanchonetes, lojas de conveniência, casas de festas e similares, que provoquem aglomeração de pessoas dentro, fora ou nas imediações do estabelecimento”. Há ainda a autorização dos serviços de “delivery” ou de retirada (“take away”) em tempo integral.

AsCom SFI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *