Hemocentro de Campos com horário normal no carnaval

A unidade de saúde precisa de todos os tipos sanguíneos e, no mínimo, 70 doações por dia

O Hemocentro Regional de Campos, que funciona anexo ao Hospital Ferreira Machado (HFM), permanece de portas abertas neste Carnaval, das 7h às 18h. A unidade, que tem recebido poucos doadores nos últimos dias, está precisando de mais doações para continuar atendendo as demandas de pacientes da emergência e os com cirurgias marcadas com antecedência.


“Precisamos de todos os tipos sanguíneos e no mínimo, 70 doações por dia, mas só durante campanhas especiais conseguimos atingir esta meta.

Há duas semanas estamos com nosso estoque quase zerado, e quando a situação chega a esse ponto só podemos liberar sangue para cirurgias de emergência”, diz Rosangela Soares, assistente social do Hemocentro.


Quem fez tatuagem ou micropigmentação de sobrancelhas deve aguardar o prazo de um ano para voltar a doar. Se o candidato à doação de sangue tiver sido vacinado contra o novo coronavírus, deve aguardar de 48h a uma semana para doar. No caso da CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês SinoVac e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, o doador deve aguardar dois dias após cada dose. Mas, se o voluntário tomou a vacina AstraZeneca, desenvolvida na Universidade Oxford, no Reino Unido, e produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o ato de doar sangue só pode ser realizado após o sétimo dia de recebida a dose.


QUEM PODE DOAR
Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, apresentar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas.


Doadores com 16 e 17 anos devem comparecer ao Hemocentro Regional de Campos acompanhados pelos representantes legais, preencher formulário próprio, com o consentimento formal do responsável legal para cada doação, com cópia da identidade oficial do responsável anexada. Candidatos com idade superior a 60 anos só poderão doar se realizaram doações de sangue anteriormente


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *