IDOSO DE 78 ANOS APRENDE A LER E ESCREVER E PROFESSORA DE 70 ANOS DÁ AULA POR AMOR A PROFISSÃO

José Barreto dos Santos, de 78 anos, e Regina Cely Sales Souza de 70, são aluno e professora, respectivamente, do projeto Escola dos Saberes, em Campos.

Ambos passaram dos 70 anos e têm outra coisa em comum: ele tem sede de aprender a ler e escrever para registrar as músicas que compõe, e ela, depois de quase 40 anos lecionando, aposentou e voltou à sala de aula porque tem sede de ensinar

Aos sete anos, José Barreto ia para a lavoura ajudar o pai enquanto os amigos da mesma idade iam para a escola. O tempo passou e ele viu a oportunidade do letramento ser substituída pelo trabalho que sustentava a família.

Porém, o dom de compor músicas ganhou espaço na vida do lavrador. Para passar as canções ao papel, até o momento, o lavrador pede ajuda aos netos.

Há dois anos, José frequenta aulas de coral na Casa de Convivência do Parque Tamandaré em Campos.
Nas aulas de coral, ele aprendeu a técnica de dominar o tom de voz e pretende gravar um CD. “Eu tenho muito boa vontade em aprender. Achei uma oportunidade na Escola dos Saberes e não vou largar”, explicou.

A educadora Regina Cely tem marido, dois filhos e cinco netos. Depois de lecionar para alunos do Ensino Fundamental durante 36 anos, ela disse que não aguentava ficar parada e se candidatou em um processo seletivo da Prefeitura de Campos, foi aprovada e convocada para lecionar novamente.

Para sua surpresa, a maioria dos alunos era mais velha que ela.

A professora também ressaltou que nunca é tarde para adquirir e transmitir conhecimento.

“Eu venci e venço todos os dias meus ‘dragões’. Levanto cedo, faço minhas atividades de dona de casa, viajo durante uma hora para chegar na Casa de Convivência de Dores de Macabu e ser recebida com sorrisos e abraços. Isso é a maior recompensa de todas. Os idosos já são vitoriosos, só em estarem engajados neste projeto”, ressaltou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *