IFF entrega protetores faciais para combate ao COVID-19 no Hospital São José do Avaí, em Itaperuna

O Instituto Federal Fluminense (IFF) fez nesta quarta-feira, dia 15 de abril, a doação do primeiro lote com 30 protetores faciais ao Hospital São José do Avaí, em Itaperuna, como forma de auxiliar no combate à pandemia de COVID-19 na região. O equipamento, também conhecido como face shield, está sendo produzido pelo Instituto de forma sistêmica, numa oficina com impressoras 3D montada no Campus Campos Centro.

Em Itaperuna, a entrega do material foi feita à equipe do hospital pelo diretor-geral do IFF Itaperuna, Filipe Castro, e pelo diretor de Administração e Infraestrutura, Leandro Arêas Mendes. Também estão sendo realizadas, no campus, parcerias para o início da produção local de sabonete líquido e de máscaras de pano para serem doados à comunidade. Todas as atividades presenciais no IFF Itaperuna seguem suspensas.

A produção dos protetores faciais no IFF teve início em 27 de março. Em pouco mais de duas semanas, já foram produzidas 1.131 unidades, sendo todas elas destinadas à doação para instituições do setor de saúde e uso pelos profissionais que estão na linha de frente no combate ao novo Coronavírus.

Os equipamentos de proteção individual (EPIs) foram entregues a 14 entidades no Estado do Rio de Janeiro, entre elas o Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (Prefeitura de Campos dos Goytacazes), Policlínica da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, 5º Grupamento de Bombeiro Militar, Hospital Escola Álvaro Alvim, Associação Norte Fluminense dos Deficientes Físicos (Anfludef) e Unimed, todos em Campos, além de Secretarias Municipais de Saúde no interior do estado.

As máscaras de proteção são produzidas por servidores do IFF, com o apoio do Polo de Inovação do Instituto na organização, operacionalização e manutenção das impressoras, e da empresa Sprint 3D, uma spin-off das pesquisas de ex-alunos do Curso de Engenharia de Controle e Automação do Campus Campos Centro, que surgiu no Polo de Inovação e é incubada na TEC Campos. A Sprint 3D fez a modelagem das hastes para impressão mais rápida, em tempo recorde, do melhor projeto dos protetores de face e que atende às especificações, de acordo com orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para a produção dos protetores, o IFF segue recebendo doações de matérias-primas, tais como filamento plástico para impressora 3D, folha de acetato cristal (acima de 30 micras) ou plástico para plastificação (espessura mínima de 0,07), elástico para suporte (espessura mínima 10mm), power glue pritt (sem solvente) ou adesivo líquido A Bond para impressora 3D ABS PLA.

Os agendamentos de doações de materiais para impressão de protetores e os pedidos de doação de EPIs para instituições de saúde que atuam no enfrentamento à Covid-19 devem ser encaminhados para o e-mail: reitoria@iff.edu.br.registrado em: CoronavírusCovid-19Corona Vírus

Ascom Iff

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *