IFF Pádua oferece vagas gratuitas para cursos técnicos em Automação Industrial, Edificações e Administração

Falta menos de uma semana para encerramento do prazo de inscrições no Processo Seletivo. Seleção gratuita, na modalidade sorteio público, para uma educação de qualidade.

O Instituto Federal Fluminense (IFF) lançou o edital para a seleção de ingresso em Cursos Técnicos de Nível Médio 2021 – 1º Semestre. O Campus Santo Antônio de Pádua oferece 175 vagas, das quais:

• 105 para os Cursos Técnicos em Automação Industrial (35), Edificações (35) e Administração (35), todos na modalidade Integrado; e

• 70 para os Cursos Técnicos em Edificações (35) e Automação Industrial (35), ambos na modalidade Concomitante.

Entenda as modalidades:

• INTEGRADO: O aluno cursa a formação técnica junto com o Ensino Médio no IFF, com aulas nos turnos da manhã e/ou tarde, durante três anos. É necessário ter concluído o Ensino Fundamental.

• CONCOMITANTE: O aluno cursa apenas a formação técnica no IFF, com aulas no turno da noite. Os candidatos precisam ter concluído o Ensino Médio ou, no momento da MATRÍCULA, estar cursando, no mínimo, o 2º ano do Ensino Médio ou de curso equivalente em cursos regulares ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Devido à pandemia da Covid-19, a seleção ocorrerá de forma diferenciada. Para os Cursos Técnicos, a seleção será por meio de um sorteio público eletrônico, auditado e transparente, transmitido ao vivo pelo canal IFFTube. Cada candidato receberá um número para o sorteio, cuja listagem será divulgada no dia 14 de abril, no Portal de Seleções.

As inscrições são GRATUITAS e devem ser realizadas exclusivamente online, no Portal de Inscrições do IFFluminense, até às 22h do dia 12 de abril. É necessário ter CPF e documento oficial de identificação com foto próprios e informar e manter o contato de e-mail atualizado. Todas as informações estão disponíveis no edital, que pode ser acessado no Portal de Seleções.

O diretor de Gestão Acadêmica e Políticas de Acesso do IFF, Marcelo Sarmento, alerta sobre a importância de informar um e-mail correto: “É fundamental que os candidatos tenham os seus dados cadastrados no portal de inscrições atualizados, tais como e-mail, telefone, endereço, entre outros, pois eles serão utilizados para comunicação com o candidato. Para aqueles que precisarem atualizar, o sistema permite a alteração”.

Ainda está em dúvida sobre qual curso escolher? Não entendeu muito bem o edital? Com o objetivo de apresentar os detalhes do processo seletivo e dos cursos oferecidos, o IFF Pádua está realizando uma série de lives no IFFtube, que ficam disponíveis para acesso mesmo após terminada a transmissão. Confira a programação:

• 31 de março (quarta-feira), às 18h: Informações gerais sobre o Processo Seletivo

• 05 de abril (segunda-feira), às 19h: Curso Técnico em Administração

• 06 de abril (terça-feira), às 19h: Curso Técnico em Automação Industrial

• 08 de abril (quinta-feira), às 19h: Curso Técnico em Edificações

Para esclarecer quaisquer dúvidas, o candidato poderá ainda encaminhar e-mail para atendimentoaocandidato@iff.edu.br ou para a Comissão de Processo Seletivo do campus, pelo e-mail: candidato.padua@iff.edu.br, ou ainda pelo Whatsapp: (22) 3853 9659 (atendimento das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira). Os editais também deixam claro que, considerando a situação de emergência em saúde ocasionada pela pandemia da Covid-19, não haverá atendimento presencial. Portanto, qualquer atendimento aos candidatos será realizado por meios eletrônicos de comunicação.

“A Instituição optou por manter essas formas de ingresso, tendo em vista que a situação de pandemia do novo coronavírus não foi substancialmente alterada. Na verdade, estamos vivendo um novo e mais severo pico da doença e, por isso, consideramos mais seguro, prudente, transparente, democrático e inclusivo manter os modos de ingresso como ocorreram para o 2.º semestre de 2020, fazendo tudo de forma remota, online”, ressalta Marcelo Sarmento.

Excepcionalmente, e enquanto perdurar a emergência em saúde pública ocasionada pela pandemia da Covid-19, as aulas ocorrerão através de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) com a utilização de equipamentos digitais como celulares, tablets ou computadores e internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *