Itaperuna realiza 52 testes da Covid-19 em seu primeiro dia da descentralização

Nessa terça-feira 12/01, foi o primeiro dia da descentralização dos testes da Covid-19 em Itaperuna. Ao todo, foram realizados 52 exames nas quatro(4) Unidades Básicas de Saúde escolhidas como satélite – Aeroporto, São Matheus, Carulas e Costa e Silva – para atender aos moradores mais próximos à elas. Já a UBS Cehab realizará a partir de hoje, 13 de janeiro. O objetivo da descentralização é a prevenção e a facilitação do acesso aos testes pelos moradores.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde – SMS – o paciente deve ficar atento ao protocolo de atendimento. Aquele com sintomas leves até 8 dias deverá procurar o Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, localizado na rua Dez de Maio nº 893, a partir das 13h, para a realização do teste PCR – Swab (com uso de cotonetes).

Já o paciente com mais de 10 dias de sintomas leves, poderá se encaminhar à UBS satélite mais próxima de sua residência para realizar o teste rápido, também a partir das 13h.

Em caso de sintomas graves, deve-se procurar a UPA – Unidade de Pronto Atendimento – ou o PU – Posto de Urgência -, que funcionam 24 horas.

Lembrando que todo paciente com sinais e sintomas da doença (Covid-19), deve procurar uma avaliação médica nas unidades de saúde do município (UBS, UPA ou PU).

Segundo a SMS, as UBS dos distritos receberão em breve os testes da Covid-19. Por enquanto, os pacientes dessas localidades devem procurar o Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.

Informações e foto: Prefeitura de Itaperuna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *