JACARÉ É RESGATADO NA PRAIA DE SANTA CLARA

Com a cheia dos rios por conta da grande quantidade de chuva que ocorreu nas últimas semanas, muitos animais buscam outros lugares, seja para refúgio, seja à procura de alimentos.

Na noite dessa quinta-feira (30), por volta das 20h, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema) de São Francisco de Itabapoana (SFI) recebeu um chamado para resgatar um jacaré-de-papo-amarelo, em Santa Clara.

Foto: Ascom-SFI.

O animal possuí aproximadamente um metro e meio de comprimento. Segundo informação de moradores da localidade, o réptil estava saindo de uma área alagada, próximo ao Rio Minas, para atravessar uma via. Ao resgatar o animal, o agente de Fiscalização Ambiental, Marcelo Cardoso, fez uma orientação à população.

“Como estamos ainda com cheias em rios e locais brejosos, que são habitats naturais de alguns animais, solicitamos a população que, caso encontre algum que esteja em áreas urbanizadas, não toque neles, mas acionem o órgão responsável para que seja feito o resgate do mesmo”, disse.

Após triagem, foi observado que o jacaré não possuía nenhum ferimento e estava apto para realizar a soltura, que posteriormente foi realizada em seu habitat natural, na região. A ação contou ainda com o apoio da equipe da Estação Estadual Ecológica de Guaxindiba (EEEG).

A secretária da pasta, Luciana Soffiati, mais uma vez reforçou o comunicado à população. “Pedimos às pessoas que fiquem atentas, pois ainda há muitos lugares que podem ser propícios a esconderijo de animais que podem ser perigosos. Busquem manter seus quintais limpos e bem iluminados”, orientou.

Para solicitar os agentes da Sema, a sede do órgão fica localizada nas dependências da Rodoviária Municipal, na chegada da cidade, em frente à Praça dos Três Poderes, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O telefone de contato é pelo Canal Verde através do número (22) 9.8161-6713.

Ascom SFI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *