MACHAS DE ÓLEO SÃO ENCONTRADAS NA PRAIA DE SÃO JOÃO DA BARRA

A marinha divulgou na manhãdeste sábado (23/11) que foram encontrados fragmentos de oleo na praia de Grussaí em São João da Barra, segundo a marinha o material recolhido é compatível com o que já foi encontrado no Nordeste e no Espírito Santo.

 Foram encontradas 300 gramas de óleo nas águas de Grussaí. Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de SJB estão em contato com o Ibama para adotar os primeiros procedimentos.

As autoridades de São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e Quissamã já estavam preocupadas com a vinda das manchas de óleo para a região,outras praias de outra duas cidades também podem ser atingidas.

A secretaria de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana, Luciana Sofiatti, explica sobre a resistência do líquido. “Esse óleo não é um óleo comum que a gente vê vazar das plataformas brasileiras. Foi feito um experimento no laboratório que mostrou que o óleo não vem no fundo e nem na superfície, e sim no meio.

Com a água gelada, o óleo vem como se fosse uma pedra. Quando chega próximo da areia, ele se espalha e vem para a superfície, que é quando a gente tem acesso a ele, já que nem por satélite dá para detectá-lo. Infelizmente, não tem como contê-lo com uma bóia. É uma situação difícil de controlar. Seguimos estudando a melhor forma de lidar com o problema”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *