Mapa de risco da Covid-19: Noroeste passa da bandeira Amarela para Laranja

A 16ª edição do Mapa de Risco da Covid-19 mostra que a situação da pandemia se mantém em baixo risco (amarelo) em seis regiões do Estado do Rio de Janeiro: Baía da Ilha Grande, Médio Paraíba, Metropolitana II, Serrana, Litorânea e Norte. A Região Metropolitana I permanece na bandeira laranja (moderado). Já as regiões Centro Sul e Noroeste passaram da bandeira amarela (baixo risco) para laranja (moderado).


No geral, o Estado do Rio se mantém em bandeira amarela. A análise compara a semana epidemiológica 03 (de 17 de janeiro a 23 de janeiro) com a 01 (03 de janeiro a 9 de janeiro) de 2021.

Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).


O Rio de Janeiro apresentou uma redução do número de óbitos (-45,5%) e de casos de internações por síndrome respiratória aguda grave (-49%) na comparação do período analisado. As taxas de ocupação de leitos no estado se mantiveram baixas. No último dia 4 de fevereiro, esse índice estava em 65% para leitos de UTI e em 50% para leitos de enfermaria. Os resultados dos indicadores devem auxiliar na tomada de decisão dos gestores públicos, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada região.


Enfrentamento à Covid-19 – A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que, até o momento, recebeu do Ministério da Saúde (MS) 758.120 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 573.120 da CorovaVac e 185 mil da Oxford/AstraZeneca. Mais de 710 mil doses já foram enviadas aos 92 municípios, para atender aos grupos prioritários definidos pelo Programa Nacional de Imunizações.


Balanço vacinação – A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que, até as 9h desta sexta-feira (05.02), 92 municípios registraram 260.034 pessoas imunizadas contra a Covid-19 no estado. O balanço foi realizado por meio de busca ativa, a partir da gerência de Imunização da Vigilância Epidemiológica da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, junto às coordenações/gerências de imunização dos 92 municípios do Estado. O balanço é atualizado diariamente e pode ser acompanhado pelo Portal Covid (https://vacinacaocovid19.saude.rj.gov.br/vacinometro).

Resolução conjunta Saúde e Educação – Uma resolução conjunta das secretarias de Saúde e Educação foi publicada no último dia 26, com diretrizes para a retomada segura das aulas presenciais de alunos, professores e funcionários desses estabelecimentos no Estado do Rio de Janeiro. A normativa estabelece regras para as unidades escolares estaduais e orientação às redes municipais e privadas, vinculadas à Seeduc-RJ. Em casos de bandeiras roxa ou vermelha no município, não deve haver ensino presencial. Nos casos de bandeiras de risco laranja, amarela e verde, foram estabelecidos quantitativos máximos de atendimento presencial, levando em consideração a capacidade da unidade escolar. O mapa é atualizado todas as sextas-feiras e pode ser acompanhado no Painel Covid (http://painel.saude.rj.gov.br/monitoramento/covid19.html).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *