Ministério da Saúde confirma primeiro caso de reinfecção por covid-19 no país

Foto capa: Lindsey Wasson

Na segunda-feira 07/12 a prefeitura de Italva confirmou o primeiro caso de reinfecção do Novo Coronavírus, mais o caso não foi reconhecido pelo governo do Estado ou pelo governo Federal.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que os casos suspeitos de reinfecção por coronavírus precisam ser investigados pelo Ministério da Saúde e que cabe ao município fazer a notificação à Secretaria de Estado de Saúde, que a repassa ao Ministério, caso as informações fornecidas se enquadrem nos critérios definidos em nota técnica encaminhada aos municípios.

O Ministério da Saúde (MS) confirmou hoje (10) o primeiro caso de reinfecção por covid-19. Segundo a pasta, o diagnóstico ocorreu em uma profissional da área de saúde, de 37 anos, residente em Natal. Ela teve a doença em junho, se curou e teve o resultado positivo novamente diagnosticado em outubro, 116 dias após o primeiro diagnóstico.

Após análise das duas amostras enviadas ao laboratório houve a confirmação dos resultados via metodologia de RT-PCR em tempo real.

“As análises realizadas permitem confirmar a reinfecção pelo vírus SARS-CoV-2, após sequenciamento do genoma completo viral que identificou duas linhagens distintas”, disse o MS por meio de nota.

O ministério disse ainda que o resultado reforça a necessidade da adoção do uso contínuo de máscaras, higienização constante das mãos e o uso de álcool em gel.

Com informações: Agência Brasil/ Jornal na Boca do Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *