Ministério Público inspeciona processo de vacinação contra Covid-19 em SFI

O Centro Municipal de Imunização (CMI) de São Francisco de Itabapoana (SFI) recebeu a inspeção do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) na última quinta-feira (23) para verificar o andamento dos trabalhos relacionados à vacina contra o novo coronavírus (Covid-19).

A visita foi conduzida pela promotora de Justiça, Maristella Naurath, que é titular da 3ª Promotoria de Tutela Coletiva do Ministério Público e foi acompanhada pela prefeita Francimara Barbosa Lemos e a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A inspeção começou verificando a rede de frios, onde estão armazenadas as vacinas recebidas. O CMI passou por obras de reforma e ampliação, que foram entregues à população no início do ano. Entre os investimentos, estão três refrigeradores de última geração.

Coordenador do Serviço de Imunização, o enfermeiro Cristiano Luiz, mostrou o estoque dos imunizantes, explicando que a SMS, adotou a estratégia de reservar primeira e segunda doses, garantindo a imunização integral.

A SMS também respondeu a um questionário sobre diversos aspectos do processo de imunização, como a logística de recebimento, armazenamento, distribuição e aplicação da vacina.

Ainda na visita, a prefeita convidou a promotora de Justiça para conhecer o Centro de Diagnósticos por Imagem do Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC), entregue à população em setembro de 2020. O local abriga, por exemplo, um tomógrafo, uma das nossas principais ferramentas para o diagnóstico precoce da Covid-19.

“Como prefeita e moradora, foi difícil conter a emoção e alegria, ao ver que todas as informações solicitadas pelo MPRJ foram apresentadas de forma absolutamente transparente, demonstrando a seriedade do trabalho desenvolvido pelo Poder Público Municipal”, afirmou Francimara, que considerou a visita “uma grande oportunidade de mostrar ‘in loco’ todas as transformações realizadas nos últimos anos, na área da Saúde Pública de SFI”.

AsCom SFI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *