Outubro começa com calor extremo no estado, frente fria muda o tempo a partir de sábado.

A forte massa de ar quente e seco que vem atuando sobre o estado do RJ vai se intensificar, os dois primeiros dias do mês de Outubro poderão ser de calor recorde em diversas cidades Fluminenses, confira os demais alertas para os próximos dias.

Quinta-feira (01/10)

O calor vai aumentar de forma significativa em todas as regiões do estado do RJ nessa quinta-feira, nesse primeiro dia de Outubro as máximas vão passar com facilidade dos 37 graus diversas cidades do estado, em áreas do Grande Rio e Centro-Norte Fluminense o calor será ainda mais forte, com máximas na casa dos 40°C.
Muita atenção também com a baixa umidade do ar (UR), em muitas cidades a UR pode ficar abaixo dos 30%, caracterizando estado de alerta.

Calor piora na Sexta-feira (02/10)

A sexta-feira será de muito Sol, calor intenso e baixa umidade do ar, a aproximação de uma nova frente fria irá provocar um novo episódio de aquecimento pré-frontal, que junto com o ar quente e seco vão garantir um dia de MUITO calor em todas as regiões do estado, existe uma chance alta desse ser o dia mais quente de 2020 em praticamente todas as cidades Fluminenses.
Toda frente fria (sistema frontal) provoca um aquecimento das temperaturas nas áreas adjacentes a ela e na direção do deslocamento. Essa região fronteiriça é chamada sistema pré-frontal e tem temperaturas notavelmente superiores ao seu entorno, é por isso que fica mais quente algumas horas antes da chegada de uma frente fria.
É por causa desses fatores citados acima que as temperaturas máximas no estado do RJ vão poder passar facilmente dos 38°C graus e beirar ou até mesmo passar os 40°C em áreas do Grande Rio e Centro-Norte Fluminense.
Atenção para a baixa umidade do ar (UR), algumas cidades do interior Fluminense podem registrar UR por volta dos 20%, caracterizando estado de alerta pelo segundo dia consecutivo.
A baixa umidade do ar mais o forte calor são extremamente prejudiciais para a nossa saúde, crianças, idosos e animais domésticos são os mais vulneráveis, por isso é importante redobrar a hidratação, manter a casa arejada e umidificada, ao sair use protetor solar e evite exposição direta ao Sol entre as 10 da manhã e as 16:30.

Tempo começa a mudar no Sábado (03/10)

A aproximação da nova frente fria vai enfraquecer os ventos quentes e secos do quadrante noroeste, no lugar dele ventos de Sul passam a soprar em direção ao estado do RJ, por isso o calorão diminui um pouco no Sábado, mesmo assim as máximas ainda podem alcançar os 35°C em diversas cidades, principalmente no Grande Rio e Centro-Norte Fluminense.
A nebulosidade começa a aumentar a partir da tarde e existe existe a possibilidade de ocorrer algumas rajadas de vento de moderada a forte intensidade sobre o estado do RJ, principalmente em áreas do litoral Fluminense.
Entre o fim da tarde e ao longo da noite de Sábado podem ocorrer alguns temporais em pontos isolados do Centro-Sul Fluminense (Costa Verde, Grande Rio, Médio Paraíba Fluminense, região Serrana e dos Lagos), caso ocorra esses temporais serão rápidos e localizados, mas que podem vir acompanhados de raios, rajadas de vento e em caso extremo até mesmo queda de granizo.

Primeiro Domingo de Outubro será marcado pelo céu nublado, chuva e temperaturas mais baixas no estado do RJ!

O Domingo (04/10) será marcada por uma queda brusca nas temperaturas máximas, podendo ter uma diferença de mais de 10 graus em relação as máximas de Sábado (03/10), após a passagem da frente fria a sua massa de ar polar que vai estar em alto-mar vai empurrar ventos úmidos e frios em direção ao estado do RJ, com isso o céu vai ficar predominantemente nublado em todas as regiões Fluminenses, com risco de chuva fraca a moderada intensidade ao longo do dia, as máximas no estado do RJ devem variar entre 21°C e 24°C, será um grande alivio para a população de todo o estado.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE!

Essa previsão pode sofrer variações e alterações relevantes ao longo dos próximos dias, acompanhe a nossa página diariamente para ficar por dentro de tudo que vai acontecer daqui para frente. Estamos sempre trazendo atualizações e alertas meteorológicos para te deixar bem informado.

Se você leu até aqui deixe um comentário abaixo, estamos aqui para tirar qualquer dúvida que surgir.

Fontes: CPTEC/INMET (Windyty, GFS e ECMWF)

Equipe M.C.F

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *