OUTUBRO ROSA PREVINA-SE CONTRA O CÂNCER DE MAMA

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização, criado na década de 1990, a fim de prevenir e controlar o câncer de mama.

Só no Brasil, anualmente, surgem cerca de 60 mil casos de câncer de mama. O mês de outubro foi escolhido para proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, e assim contribuir para a redução da mortalidade. 

Há diversas organizações que trabalham para melhorar a vida dos pacientes oncológicos, além de facilitar o acesso ao conhecimento. Mas para que esse trabalho continue, as organizações necessitam de apoio por meio de doações.

Essa iniciativa surgiu da Doare, uma ‘fintech de doações online’ que facilita a contribuição de forma segura para doadores e também permite que influenciadores e empresas criem campanhas para serem embaixadoras, e assim arrecadar fundos para as causas. 

A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas durante este mês.

No entanto, especialistas da área médica ressaltaram, em levantamento apresentado no ISPOR em 2017, que ainda que a conscientização seja muito importante, é necessário cuidado com as mensagens divulgadas neste período.

Uma análise das postagens realizadas em redes como Facebook e Twitter em língua portuguesa mostrou que existe bastante desinformação nas campanhas de conscientização, especialmente acerca do autoexame, que não é considerado suficiente para a detecção precoce da doença.

Tocar o próprio corpo e reconhecer sinais de possíveis mudanças é uma importante ferramenta de empoderamento da mulher frente à própria saúde, mas não substitui a mamografia, por exemplo. 

Dados do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) apontam que apenas 2,5 milhões de mamografias foram realizadas em 2014, equivalente a uma taxa de 24,8%, bem menos do que os 70% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *