Pádua e Bom Jesus do Itabapoana saíram da bandeira vermelha e estão na bandeira laranja

Na Região Noroeste Italva e Natividade saíram da bandeira laranja e passaram para a bandeira vermelha.

A 46ª edição do Mapa de Risco da Covid-19 divulgada, nesta sexta-feira (03.09), pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostra que o estado do Rio de Janeiro teve redução de 9% nas internações e de 6% no número de óbitos provocados pela doença. Os indicadores fizeram com que o estado retornasse à classificação para bandeira amarela, de baixo risco, após uma semana na bandeira laranja, de risco moderado. A análise compara as semanas epidemiológicas 33 (de 15 agosto a 21 de agosto) e 31 (01 agosto a 07 de agosto) de 2021.

– Essa mudança no cenário epidemiológico se deve principalmente pela vacinação da população adulta, que já alcançou 78% com a primeira dose e 38% com o esquema vacinal completo. Apesar de ainda estarmos observando um aumento na notificação de novos casos, por causa da circulação da variante Delta, os casos graves e óbitos estão caindo – diz o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

As taxas de ocupação de leitos no estado do Rio de Janeiro também tiveram redução. A de UTI caiu de 70% para 67%; e a de enfermaria de 46% para 44%, se compararmos a atual edição do mapa de risco com a da semana passada.

Das nove regiões do estado, cinco estão em bandeira amarela: Metropolitana II, Norte, Baixada Litorânea, Centro-Sul e Médio Paraíba. A Região Noroeste passou da bandeira vermelha para laranja, mesma classificação das regiões Serrana e Baía da Ilha Grande. Metropolitana l é a única que permanece na faixa vermelha.

Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo). Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada localidade.

Veja abaixo as bandeiras de risco de cada município das Regiões Norte e Noroeste Fluminense:

Municípios da Região Noroeste e suas bandeiras de classificação de risco da Covid-19:

·  Aperibé: VERMELHA

·  Bom Jesus do Itabapoana: LARANJA

·  Italva: VERMELHA

·  Itaperuna: VERMELHA

·  Itaocara: VERMELHA

·  Laje do Muriaé: VERMELHA

·  Natividade: VERMELHA

·  Porciúncula: VERMELHA

·  Varre-Sai: VERMELHA

·  Cambuci: VERMELHA

·  Miracema: VERMELHA

·  Santo Antônio de Pádua: LARANJA

·  São José de Ubá: VERMELHA

Municípios da Região Norte e suas bandeiras de classificação de risco da Covid-19:

·  Campos dos Goytacazes:  AMARELO

·  Cardoso Moreira: VERMELHA

·  São Fidélis: AMARELO

·  São Francisco de Itabapoana:  LARANJA

·  São João da Barra: AMARELO

·  Carapebus: AMARELO

·  Conceição de Macabu: AMARELO

·  Macaé: ANARELO

·  Quissamã: AMARELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *