Pádua, Miracema e Itaocara emitem nota desmentindo sobre aplicação de vacina vencida

Foi divulgado na tarde desta sexta-feira 2 de julho em uma reportagem da Folha de São Paulo que cerca de 26 mil doses da AstraZeneca foram aplicadas fora da validade em 1.532 municípios entre eles Pádua, Miracema, Cambuci, Itaocara, Itaperuna e Campos dos Goytacazes.

De acordo com a Folha de São Paulo a partir do número do lote das vacinas. Foram consideradas todas as imunizações do país contra Covid-19 até 19 de junho, até essa data, um total de 25.935 doses de oito lotes de AstraZeneca foram aplicadas fora da validade.

Em nota as prefeituras de Pádua, Miracema e Itaocara desmentiram a publicação da Folha de São Paulo.

Em nota a prefeitura de Miracema informa que a Secretaria Municipal de Saúde de Miracema não recebeu ou administrou vacina com data de validade vencida, também informou que o Ministério da Saúde de pronunciará sobre o ocorrido.

Em Itaocara o município informou que o município recebeu 310 doses da vacina contra a Covid-19 AstraZeneca-Fiocruz/Serum/India com o lote 412Z005 e validade 14/04/2021, no dia 25/01/2021 e foram realizadas a aplicação das doses no período de 26/01/2021 a 09/02/2021.

A prefeitura ainda informou que a listagem dos vacinados e a nota fiscal do recebimento do lote encontram-se disponíveis na sala da coordenação municipal de imunização para eventuais consultas.

A nota da prefeitura de Itaocara ainda diz que nenhum munícipe recebeu a vacina após a data do seu vencimento.

Nossa redação entrou em contato com a Secretária de Saúde de Pádua, Andrea Siqueira que afirmou que a informação passada pela Folha de São Paulo não confere e que uma nota será emitida.

Em nota a Secretaria de Saúde Municipal de Pádua informou que o município recebeu 470 doses da vacina AstraZeneca-Fiocruz/Serum/India, Lote 4120Z005, com validade de 14/04/2021 em 25/01/2021.

Ainda na nota a Secretaria informa que as doses foram aplicadas no período do dia 09/02/21 a 03/03/2021, e afirma que nenhum munícipe recebeu após a data de validade do lote.

Todas as notas fiscais do recebimento das vacinas estão disponíveis na sede do PNI do município.

Vários municípios citados na matéria da Folha de São Paulo estão desmentindo, até o fechamento desta matéria o Ministério da Saúde não havia se pronunciado sobre.

A Secretaria de Estado de Saúde também se pronunciou sobre o caso:

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que todos os lotes da vacina Oxford/Astrazeneca enviados aos 92 municípios do estado estavam dentro do prazo de validade. Dos lotes mencionados na reportagem da Folha de SP, o estado do Rio de Janeiro recebeu apenas dois. O lote 41202Z005, com validade para 14.04.21, foi recebido pelo estado do Rio de Janeiro no dia 23.01.21 e distribuído aos municípios nos dias 23.01, 01.02, 02.02 e 24.02.21. Já o lote CTMAV506, com validade para 31.05.21, foi recebido pelo Estado em 26.03.21 e distribuído aos municípios no mesmo dia.

Os imunizantes contra Covid-19 são adquiridos e enviados pelo Ministério da Saúde aos estados. A SES é responsável pela distribuição das doses do imunizante aos 92 municípios do estado, assim como orientar as secretarias municipais de Saúde. Desta forma, a Secretaria montou uma operação logística, desde o início da disponibilização dos imunizantes pelo MS, permitindo que as vacinas sejam disponibilizadas no menor prazo possível aos municípios por meio de helicópteros e comboios terrestres, escoltados pela Polícia Militar.

Assim que as doses chegam à Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, uma equipe de mais de 30 pessoas inicia o trabalho de separação, checagem de temperatura e documentação. Os imunizantes têm as validades e os lotes checados e cadastrados no sistema, assim como uma série de outros parâmetros exigidos por normas jurídicas relacionadas ao setor farmacêutico.

A Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (SVAPS) reforça que não houve distribuição aos municípios de doses de Oxford/Astrazeneca vencidas. A SVAPS está apurando junto às secretarias municipais de Saúde se houve algum erro de registro das doses no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *