Procon-RJ alerta consumidores sobre cuidados com as compras da Black Friday

No próximo dia 29, acontece mais uma edição da Black Friday — a megaliquidação que ocorre em diversos países, com descontos acima da média. E, desde já, o Procon-RJ ressalta alguns cuidados que os consumidores devem tomar para não serem lesados.

Para começar, é preciso pesquisar os preços com bastante antecedência, para checar se os abatimentos oferecidos na Sexta-feira Negra são reais. Confira outras dicas:

Segurança do site

Em caso de compra on-line, verifique a segurança do site. Antes de clicar em um link, o internauta deve passar o mouse sobre dele para verificar se o endereço que aparece na barra inferior do navegador é o verdadeiro. Pesquise a URL da loja na web para poder confrontar.

Ao entrar no site da loja, verifique se o endereço eletrônico usa o protocolo https e se é exibido o ícone de um cadeado fechado. Ao clicar em cima desse cadeado, deve aparecer o certificado de segurança do site.

Mantenha também o computador, o tablet ou o celular protegido com senhas, e tenha sempre antivírus e firewall atualizados. Evite também redes wi-fi abertas, pois são menos seguras.

Boa reputação

Procure comprar em sites que tenha boa reputação entre os clientes. Desconfiar de páginas de internet pouco conhecidas. Procure sites de reclamações de consumidores e e verifique queixas de outros usuários. Procure também referências nas redes sociais.

Verifique sempre as informações de contato da loja, que devem estar em destaque. É preciso que apresente nome e CNPJ, com endereços físico e eletrônico.

Informações sobre preços

A informação sobre o preço de um produto deve ser apresentada de forma clara, sem que o consumidor precise procurá-la e sem que o valor sugerido gere dúvidas.

O consumidor também precisa saber quando vai pagar à vista e de forma parcelada, se isso for permitido, sempre com o número de prestações em destaque.

Segundo O Procon-RJ, a loja também deve informar taxa de juros, seguro, frete e demais encargos ou acréscimos, além do valor total a ser pago no caso de financiamento.

Guarde prints das páginas

Capture as telas de todas as comunicações eventualmente feitas com o site e guarde imagens da publicidade, além de e-mails que ofertem um produto. É uma garantia caso tenha que reclamar de uma promoção que não foi cumprida.

Exija a nota fiscal e todos os comprovantes de pagamento, entrega e montagem.

Entrega

Procure sempre saber sobre as condições de entrega e sobre o valor cobrado de frete. O Procon-RJ lembra que, no Estado do Rio, as empresas são obrigadas por lei a oferecer o serviço com a data e a hora/turno em que o cliente vai estar em casa para receber o produto.

Direito de arrependimento

No caso de compras pela internet, por telefone, por venda de porta em porta ou por catálogo, o comprador precisa saber que o prazo para desistência da compra é de sete dias, contados a partir da aquisição do produto ou do recebimento.

Esse direito é garantido pelo artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Não há necessidade de apresentar um motivo para cancelar a compra.

Reclamações

O Procon-RJ recebe reclamações em seus postos de atendimento presencial, pelo site ou pelo aplicativo “Procon RJ”. O consumidor também pode eclarecer dúvidas e fazer denúncias pelo telefone 151.

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