Secretaria de Educação encerra 1ª fase de pré-matrículas para as escolas públicas estaduais

A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) encerrou, às 23h59 de terça-feira, dia 22, a 1ª fase de pré-matrículas para o próximo ano letivo. No total, 152.133 alunos se cadastraram no site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br) para ingressar em unidades da rede estadual de ensino. 

Os dez municípios com a maior procura de vagas foram: Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São Gonçalo, São João de Meriti, Belford Roxo, Campos dos Goytacazes, Niterói, Magé e Petrópolis.

Do total de inscritos, 85.734 vieram de redes municipais; 26.005 são alunos oriundos da rede privada; e 253, da rede federal. Além disso, outros 4.493 mil candidatos, que estavam afastados dos estudos, realizaram o cadastro pela internet em busca de uma oportunidade para a volta às aulas em 2021. Os demais inscritos (35.648) são estudantes da própria rede estadual que tiveram interesse em mudar de escola.

Resultado da alocação

No dia 30 de dezembro, o resultado da alocação será divulgado no site Matrícula Fácil. Na página, o responsável – ou o aluno maior de 18 anos – poderá verificar o dia e o horário agendados para que compareça à escola e realize a confirmação da matrícula, no período de 4 a 14 de janeiro de 2021.

No ato da matrícula, é necessário apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento ou Casamento, Carteira de Identidade ou documento que a substitua; CPF, se possuir – Original (será devolvida no ato); Histórico Escolar ou Declaração da última unidade escolar em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado, ficando o original na escola; Carteira de Identidade e CPF do responsável legal, no caso de menor de 18 anos, original e cópia; Laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso); Comprovante de residência com o mesmo endereço informado no ato da inscrição da matrícula; Atestado médico específico para a prática de atividade física de alto rendimento, no caso de matrícula nas unidades escolares com Ensino Médio Vocacionado ao Esporte.

Nova oportunidade para quem não foi alocado ou perdeu os prazos

A 2ª fase de matrículas já tem data para acontecer. Os dias 25 e 26 de janeiro de 2021 serão dedicados exclusivamente aos alunos que se inscreveram na 1ª fase de pré-matrícula, e não foram alocados em nenhuma unidade escolar. A partir do dia 27 de janeiro, as oportunidades serão para aqueles que não confirmaram matrícula e para quem não se inscreveu.

Diferente da fase anterior, essa é uma etapa concorrente, em que as vagas disponíveis são as remanescentes da 1ª fase, e o candidato escolhe apenas uma escola. A alocação é feita de forma imediata, por ordem de conclusão da inscrição e de acordo com a disponibilidade de vagas.

Recorde na renovação de matrículas

A rede estadual de ensino encerrou o período de renovação de matrículas dos alunos da rede, no dia 3 de dezembro, com destaque para os números de 2020: foram 503.422 alunos inscritos, pelo site Matrícula Fácil, um registro de 69.147 a mais que em 2019 e um recorde nos últimos cinco anos. A opção on-line para renovação foi criada este ano para garantir segurança por conta da pandemia, além do conforto e rapidez no processo.

Matrículas especiais

Para o ano letivo de 2021, a Seeduc prevê uma matrícula especial para que os estudantes de terminalidade do Ensino Médio possam aprofundar o conteúdo do último ano, caso desejem. O calendário para essas matrículas especiais está sendo elaborado pela pasta e será divulgado em separado.

SERVIÇO

PRÉ-MATRÍCULAS PARA A REDE ESTADUAL

Resultado da alocação: 30 de dezembro (divulgação no site www.matriculafacil.rj.gov.br
Confirmação da pré-matrícula: de 4 a 14 de janeiro de 2021 (de acordo com as informações divulgadas no site Matrícula Fácil).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *