Secretaria de Saúde de SFI se reúne com comunidades quilombolas para planejamento de vacinação contra a Covid-19

A Secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana (SFI) se reuniu com representantes das comunidades quilombolas existentes no município, na tarde desta segunda-feira (29). O encontro aconteceu na Sala de Reuniões da prefeitura, com o objeto de elaborar o planejamento visando a imunização da população quilombola contra o novo coronavírus (Covid-19).

Segundo a Superintendência de Atenção Psicossocial e Populações em Situação de Vulnerabilidade da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), atualmente existem no território de SFI duas comunidades quilombolas: Associação Rural de Mulheres Artesãs e Agricultores Quilombolas de Barrinha, com 74 famílias totalizando 140 pessoas, e a de Deserto Feliz, com 60 famílias, somando um total de 230 pessoas.

“O objetivo da reunião foi ouvir as lideranças quilombolas para obter informações e orientações destinadas ao planejamento do trabalho de imunização, a fim de garantir o acesso à vacina contra a Covid-19 para a população quilombola residente no município”, informou o secretário de Saúde, Sebastião Campista.

O público-alvo definido pelo Ministério da Saúde é a população quilombola com idade igual ou superior a 18 anos, sendo acordado que a imunização será realizada pela equipe da secretaria de Saúde nas próprias comunidades, evitando assim a necessidade de deslocamento destes moradores até as unidades de saúde.

Além de Campista, participaram ainda da reunião a subsecretária de Saúde, Thayna Rissa, o coordenador de Imunização, Cristiano Luiz, a gestora do Cadastro Único e coordenadora do Programa Bolsa Família em SFI, Joselma Cavalar, representante da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), além das lideranças das comunidades quilombolas de Barrinha e Deserto Feliz, respectivamente Valdemira da Silva e Edmundo Bernardo.

AsCom SFI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *