Semana abafada e com risco alto para temporais em todo o estado do RJ

Na semana passada uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) provocou vários episódios de chuva volumosa em boa parte do estado do RJ, gerando diversos transtornos para a população, a ZCAS já se desconfogurou, e isso já refletiu na chuva desse final de semana, que foi mais isolada e acumulando volumes bem menores.

Como fica o tempo ao longo da semana?

Durante a semana nós vamos ter a típica combinação do verão, que é calor, alta umidade do ar além da presença de um sistema de baixa pressão em alto-mar na altura da Costa do Sudeste, esses fatores somados vão formar nuvens carregadas sobre o estado do RJ a partir da tarde e noite dos próximos dias. Esses temporais serão isolados porém intensos, podendo ter chuva volumosa em alguns pontos isolados, acompanhada de raios e rajadas de vento.


A partir de quarta-feira (16/12), as áreas de instabilidade se intensificam sobre o estado, provocando mais temporais que agora poderão ser um pouco mais abrangentes, principalmente no Sul Fluminense, região Serrana e Grande Rio, onde cair a chuva pode ser mais uma vez localmente volumosa, acompanhada de raios e rajadas de vento.

O solo ainda esta encharcado em boa parte do estado, muitas cidades já ultrapassaram a média de chuva do mês de Dezembro nesses últimos 13 dias, mesmo com a previsão de chuva isolada a população deve ficar atenta para possíveis transtornos, em caso de emergência ligue para a Defesa Civil (telefone 199).

Fontes: CPTEC/INMET (Windyty e GFS)

Equipe M.C.F

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *