Urgente: Sec. de Saúde de Pádua informa a identificação da variante Delta e Gamma da Covid-19

Na tarde desta quarta-feira 29 de setembro a Secretaria de Saúde de Santo Antônio de Pádua divulgou uma nota informando a identificação da Variante Delta e Gamma em amostras colhidas no município.

De acordo com a Secretaria a identificação foi feita através de amostras de swab de nasofaringe encaminhadas ao LACEN/RJ.

Ainda de acordo com a Secretaria a notificação foi recebida nesta terça-feira 28 de setembro.

A pasta informou quais são os bairros dos pacientes que foram identificados com as variantes.

DELTA: Campelo, Paraoquena, Carvalho (2 casos), Caixa D’água e Marangatu.

GAMMA: São Luiz e Santo Cristo.

A secretaria informa  que os casos estão sendo investigados e monitorados pela Vigilância Epidemiológica do município.

Ainda em nota a pasta reforça a necessidade de ações de prevenção, como o uso de máscara, distanciamento social e medidas de higiene.

Detectada pela primeira vez na Índia, em outubro de 2020, a mutação do vírus SARS-CoV-2 (causador da Covid-19), conhecida como Variante Delta (B.1 617.2, antes também chamada de variante indiana), já foi registrada em mais de 130 países, conforme divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 30 de julho deste ano. Ela é considerada uma variante de preocupação por ser mais transmissível do que as anteriores (Alfa, Beta e Gama), o que a faz mais contagiosa do que a cepa original.

De acordo com o infectologista Keny Colares a variante brasileira Gama apresenta um pouco das duas características. “Ela é mais transmissível, mas nem tanto quanto a Alfa. Tem capacidade de contornar o sistema de defesa, mas não exatamente como a Beta”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *