Vigilância em Saúde inicia testagem itinerante para covid-19 em Campos

Começa nesta quinta (03), a testagem itinerante da população de Campos. A cada dia da semana, um ônibus da Vigilância em Saúde estará em um bairro diferente do município para realizar testes de covid-19. A medida é parte do planejamento da Prefeitura de testagem em massa da população. Até o momento, já foram realizados mais de 30 mil testes. Paralelamente à testagem da covid-19 outro ônibus estará nos bairros para vacinação da gripe.


Para marcar o início da testagem itinerante, o primeiro local a receber o ônibus será o Terminal Urbano Luis Carlos Prestes, na avenida XV de Novembro, onde das 8h às 17h serão realizados testes covid e a vacinação da gripe em passageiros de diversos bairros de Campos. Equipes do Sest/Senat também farão uma ação de conscientização da covid-19.


De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, a médica Andreya Moreira, serão oferecidos testes rápidos que identificam se a pessoa já teve contato com o vírus.
– Já foram realizados testes em um expressivo contingente populacional e esses resultados contribuem com o inquérito epidemiológico e mapeamento da doença no município.

É através dos testes que podemos observar que os casos estão distribuídos por toda a cidade. Assim, temos uma melhor definição das estratégias que já estão sendo utilizadas e como serão definidas as ações nas próximas etapas no enfrentamento a pandemia- frisou.


Cinco mil testes estarão disponíveis para a testagem itinerante que vai acontecer em 13 bairros do município. Em cada bairro podem ser realizados entre 100 e 300 testes.


De acordo com Felipe Quintanilha, membro do grupo de crise no enfrentamento da covid-19, a escolha dos bairros foi definida através dos locais com maior incidência de casos (suspeitos ou confirmados).
– Queremos saber como está a doença no município como um todo. A testagem em massa já foi realizada com foco em categorias economicamente ativas e, agora, a estratégia é efetuar testes aleatoriamente para avaliar o estágio da doença no município, destacou.


Para os testes nos bairros é necessário estar com documento de identidade e comprovante de residência. Uma agenda será divulgada com o dia em que o ônibus estará em cada bairro. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *