Alerta de baixa umidade do ar é emitido pelo INMET

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu na manhã dessa quinta-feira 17/09 um alerta de perigo potencial a baixa umidade do ar, que pode ser prejudicial a saúde.

O alerta emitido tem previsão de início para as 11h, é válido para todo o Estado do Rio de Janeiro , a baixa umidade do ar provoca desconforto quase imediato, com ressecamento das mucosas e risco de infecções.

Continua após a publicidade

Os meteorologistas se preocupam com a umidade do ar relativa porque ela representa uma variável meteorológica que pode afetar o organismo de todos os seres vivos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal para o organismo humano gira entre 40% e 70%. Acima desses valores, o ar fica praticamente saturado de vapor d’água, o que interfere no nosso mecanismo de controle da temperatura corporal exercido pela transpiração. Quanto mais alta a temperatura e mais úmido o ar, mais lenta será a evaporação do suor, que ajuda a dissipar o calor e a resfriar o corpo.

Continua após a publicidade

De acordo com o INMET a previsão é relativa variando entre 30% e 20%, o Instituto orienta a beber bastante líquido e evitar desgastes físicos e exposição ao sol nos horários mais quentes do dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *