Cadela doa sangue para salvar vida de cão doente em Campos dos Goytacazes

A cadela Kyra tem 3 anos e 10 meses, é da raça Pastor Belga Malinois e é uma das 5 integrantes que fazem parte do Grupamento de Operações com Cães da Guarda Civil Municipal.

A cadela Kyra de 3 anos e 10 meses da raça Pastor Belga Malinois doou sangue neste sábado (30), para um cão com problemas renais, em Campos dos Goytacazes, na Região Norte Fluminense do Rio.

Kyra é uma das 5 integrantes que fazem parte do Grupamento de Operações com Cães da Guarda Civil Municipal de Campos.

A coleta de sangue foi realizada em uma clínica veterinária,  Kyra foi levada por dois agentes da guarda. Além de Kyra, a cadela Mel, também é doadora.  — Foto: Divulgação / GCMC
A coleta de sangue foi realizada em uma clínica veterinária, Kyra foi levada por dois agentes da guarda. Além de Kyra, a cadela Mel, também é doadora. — Foto: Divulgação / GCMC

A coleta de sangue foi realizada em uma clínica veterinária, dois agentes da guarda acompanharam a cadela. Além de Kyra, a cadela Mel, também é doadora.

Além de Kyra e Mel, fazem parte também do Grupamento de Operações com Cães, Baru, Iron e Luna. Os cães são treinados e participam também de operações conjuntas com as Polícias Civil e Militar, além da Polícia Rodoviária Federal.

Segundo a médica-veterinária do Grupamento, Francimara de Araújo, os cães também precisam seguir algumas exigências para que possam doar sangue; ter idade entre 1 ano e 8 meses, pesar no mínimo 27 quilos, ser dócil, estar vacinado, vermifugado e em boas condições de saúde, além do controle de pulgas e carrapatos e respeitar o intervalo de três meses entre uma doação e outra.

Ainda de acordo com a médica, as transfusões de sangue são essenciais no tratamento de animais com doenças que levem a anemias severas, em cirurgias ou acidentes com grande e perda de sangue e em casos de hemorragias graves.

“Até mesmo entre os animais doar sangue é um gesto de amor que pode salvar vidas. Os cães do GOC, através de nosso trabalho de prevenção e bem-estar, encontram-se em condições de serem doadores, principalmente, as cadelas Kyra e Mel, nossas heroínas,” disse a médica-veterinária.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *