Cerca de 100 famílias foram afetadas pelas chuvas em Laranjais

As chuvas fortes que caíram na madrugada de ontem, causando inundações e outros transtornos, deixaram ao menos 100 famílias afetadas diretamente no distrito de Laranjais, em Itaocara. Muitas famílias voltaram para casa assim que a água do Ribeirão das Areias recuou pela manhã e no decorrer da tarde de quarta-feira (18), mas ainda há pessoas que permaneceram na casa de amigos ou parentes.


    Os que voltaram para a casa também continuam precisando de atenção, afinal muitos perderam praticamente tudo. 
   “As equipes hoje vão retornar às ruas. Acredito que vamos encontrar muito mais situações, porque em muitas localidades ainda não conseguimos chegar por conta das estradas vicinais que foram danificadas.

As Secretarias de Obras e Agricultura já trabalharam em cima disso para a gente conseguir um acesso mais facilitado.”, comentou o secretário de Assistência Social, Eduardo Antunes.

(Foto: Reprodução/ Facebook/ Thairine Barbosa


    Eduardo explicou que as doações e apoio às famílias é uma questão delicada. Muitas famílias perderam a mobília da casa, além do vestuário, inclusive roupas íntimas.


   “Nós ontem fizemos atendimento a cerca de 60 famílias diretamente, com cestas básicas, kits higiênicos, para limpeza dos imóveis e alimentação emergencial. Essas famílias foram visitadas e perderam absolutamente tudo. Nós estamos trabalhando para atender mais ainda, porque a gente sabe que essa recuperação não se dá do dia para noite, mas as pessoas que quiserem colaborar podem buscar os CRAS da Cidade Nova, CRAS do Bela Vista, CRAS de Laranjais e a sede da Assistência Social.

A gente vai triar as doações, para ver se tudo está em perfeita condições de uso, e vamos destinar às famílias, seja doação de alimentação, água mineral.”, completou.


   A prefeitura tem buscado apoio com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, para dar mais suporte ao atendimento às famílias afetadas. Além disso, o DER informou ter enviado uma equipe para vistoriar a ponte em um dos acessos à RJ-152, na saída de Laranjais para Itaocara. A força da inundação danificou as cabeceiras da ponte.


Outros pontos de doação


   Em Itaocara as paróquias Santa Beatriz (Portela) e São José de Leonissa (Itaocara) também estão arrecadando donativos aos afetados pelas enchentes em Laranjais e também em São João do Paraíso. Os materiais podem ser entregues nas secretarias das igrejas.

Em Santo Antônio de Pádua o Paduano Esporte Clube também está arrecadando donativos para enviar as cidades afetadas.

Fonte: Folha Itaocarense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *