Eclipse parcial lunar mais longo do século será visto nesta semana

O mais longo eclipse lunar parcial do século poderá ser visto do Brasil nesta semana. O fenômeno, que deve durar 3h28min23s, ocorre da noite do dia 18 para a madrugada de sexta (19), quando a Lua estará encoberta pela sombra do planeta Terra.

Se a previsão do tempo ajudar, o eclipse poderá ser visto em grande parte dos continentes. Ele ocorrerá nas primeiras horas do dia 19, e deve atingir o seu pico por volta das 6h da manhã no caso do Brasil.

Apesar de ser considerado parcial, cerca de 97% da Lua cheia estará escondida pela Terra. A Lua deve começar a ser tomada por uma sombra perto das 3h da madrugada. Para quem estiver no Brasil, a Lua deve desaparecer antes de o eclipse terminar por causa do amanhecer.

Eclipses parciais podem não ser tão espetaculares quanto os eclipses totais –no caso dos lunares, quando a Lua está completamente coberta pela sombra da Terra. Entretanto, eles ocorrem com mais frequência. Isso representa mais oportunidades de testemunhar pequenas mudanças em nosso sistema solar que às vezes ocorrem bem diante de nossos olhos.

“Quando há um eclipse lunar total, podemos ver que a Lua fica vermelha. Isso acontece por causa do desvio da luz do Sol ao passar pela atmosfera do nosso planeta e refletida na Lua. Porém, dessa vez não veremos o eclipse total, somente o parcial”, explica o Observatório do Valongo, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *