FAKE NEWS: Golpe promete distribuição de mil camisas do Flamengo

Aproveitando a empolgação da torcida rubro-negra após a conquista de dois títulos durante o último final de semana, um link que circula pela internet promete a distribuição de mil camisas oficiais do Flamengo.

Mas, atenção: tudo não passa de um golpe. O objetivo dos autores é descobrir informações pessoais e vulnerabilizar a segurança dos telefones das vítimas.

Nossa equipe entrou nas redes sociais da Adidas e Flamengo e nada comprovaram a tal campanha.

GOLPE EM FORMATO DE QUIZ

Ao clicar em “continuar”, a pessoa passa por três perguntas, aparentemente inofensivas, sobre o Flamengo: 

  1. Em que ano que o time foi fundado?
  2. Qual jogador marcou dois gols na final de 1981?
  3. Quem é o atual camisa 10 do time?

Para cada uma delas, há duas opções de respostas. Independentemente da selecionada, o quiz elege a vítima como qualificada para receber a camisa oficial do Flamengo. Antes, porém, é necessário compartilhar, pelo telefone, a falsa promoção com 15 contatos ou grupos do WhatsApp. A entrega do brinde é prometida em até três dias úteis.

OS PERIGOS PARA QUEM CAI

Por mais que não peçam dados pessoais, como número do cartão de crédito e CPF, só o fato de clicar no link já permite o acesso do criminoso ao dispositivo eletrônico da vítima.

Muitas pessoas caíram no golpe e começaram a compartilhar para ganhar a camisa oficial do Flamengo. Contudo, infelizmente, a mensagem que está circulando é falsa e está tentando roubar os seus dados.

Até porque esse tipo de história sempre segue a mesma lógica. Mesmo que você siga todos os passos da mensagem, entrar no site para responder às perguntas e compartilhar com os amigos, nada acontecerá. Além disso, você é direcionado a uma página que provavelmente travará o seu smartphone, pois ela é muito pesada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *