FRENTE FRIA DEVE MUDAR O TEMPO DURANTE A SEMANA

Uma nova frente fria que já se encontra no Sul do País deve passar pelo estado do RJ entre a noite de terça-feira (13/08) e madrugada de quarta-feira (14/08), a passagem do sistema muda radicalmente o tempo em todo o estado do RJ, essa frente fria será parecida com a que tivemos no inicio de Agosto, porém essa será um pouco mais fraca.

A segunda-feira (12/08) ainda será marcada pelo tempo firme, ar seco e temperaturas elevadas no período da tarde, nada de chuva por hora, as máximas ainda podem ultrapassar os 30 graus em algumas cidades Fluminenses, essas temperaturas mais altas estão sendo esperadas na segunda-feira devido ao calor pré-frontal.

A terça-feira ainda amanhece com o tempo firme em todo o estado do RJ, a partir do período da tarde os ventos começam a aumentar de intensidade, podendo variar entre rajadas de fraca, moderada e forte intensidade principalmente em áreas do Sul Fluminense, Grande Rio, região Serrana, região dos Lagos e Litoral Norte, a nebulosidade vai aumentando também de forma gradual ao longo do dia.

Com a aproximação da nova frente fria não se descarta o risco de alguns temporais bem rápidos e isolados no Centro-Sul Fluminense na noite de terça-feira, caso ocorra esses temporais isolados podem chegar com raios e rajadas de vento.

Depois da passagem da frente fria os ventos mudam de direção sobre o estado do RJ, a massa polar que vai estar em alto mar na altura do litoral do Sudeste começa a jogar ar frio e úmido em nossa direção, isso vai garantir uma quarta-feira (14/08) com predomínio de céu nublado em todo o estado do RJ, além disso a chuva retorna de forma um pouco mais generalizada variando entre chuva de fraca a moderada intensidade que vai e volta ao longo do dia.

As temperaturas entram em um acentuado declínio em todas as áreas Fluminenses na quarta-feira, as máximas ficam variando entre 15 graus e 20 graus em todo o estado, nas cidades serranas as máximas podem ser até inferiores aos 15 graus…. Com a alta umidade do ar, rajadas de vento de fraca a moderada intensidade e chuva fraca a sensação de frio será ainda maior, a famosa sensação térmica.

A chuva fica restrita basicamente a quarta-feira, já na quinta-feira (15/08) o tempo fica parcialmente nublado no Centro-Sul Fluminense, no Centro-Norte do estado ainda pode garoar mas ao longo da tarde o sol pode aparecer entre muitas nuvens.

A partir da sexta-feira (16/08) o tempo já começa a ficar mais firme sobre o estado do RJ, o sol já volta a aparecer com mais força e as temperaturas máximas já devem subir um pouco, será uma tarde agradável e com aquela ventinho gelado.

No próximo final de semana as mínimas podem voltar a ficar abaixo dos 10 graus em diversas cidades do interior do estado do RJ, graças a presença do ar polar e a ausência de nebulosidade que facilita na perda de calor da superfície durante a noite.

Fontes: CPTEC/INMET

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *