Governador em exercício discute modernização do sistema penitenciário fluminense

O governador em exercício Cláudio Castro se reuniu, nesta quinta-feira (29/10), no Palácio Guanabara, com o procurador geral do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), Eduardo Gussem, o presidente da OAB RJ (Ordem dos Advogados do Brasil), Luciano Bandeira, o defensor público geral, Rodrigo Pacheco, e o secretário de Administração Penitenciária, coronel Marco Aurélio Santos. No encontro, foram discutidos projetos para a modernização do sistema penitenciário fluminense. 

Entre os planos estão a reforma estrutural de unidades prisionais e a criação de um grupo de trabalho com a participação do MP, da OAB e da Defensoria Pública para a digitalização dos processos criminais e das carteiras de visitantes do sistema, além do acompanhamento da execução penal por parte da família do apenado via aplicativo, da inspeção de vistoria de unidades prisionais de forma virtual e reuniões online entre defensores, advogados e detentos.

– Vamos modernizar e aperfeiçoar projetos do sistema penitenciário com ferramentas tecnológicas e a  expertise da OAB, Defensoria e MPRJ. Criaremos o Conselho de Administração Penitenciária do Estado do Rio a partir de discussões realizadas pelo grupo de trabalho. Além da Secretaria de Administração Penitenciária, contamos com o apoio tecnológico do Proderj e da base de dados do Detran. É um trabalho em conjunto – disse o governador em exercício.

Também participaram da reunião os presidentes do Detran, Adolfo Konder, e do Proderj, Mauro Farias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *