Governador recomenda bloqueio total aos 92 prefeitos do Estado

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, recomendou nesta segunda-feira (11) que os prefeitos das 92 cidades do Estado façam “algum tipo de lockdown” nos respectivos municípios. Ação, de acordo com o chefe do poder executivo municipal, terá apoio das forças de segurança do RJ.

A recomendação foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial do Estado. Segundo Witzel, a Polícia Militar deverá se reunir com os prefeitos das cidades para articular ações em apoio às medidas de isolamento social.

“Determinei, por decreto, ao Secretário da PM que os comandantes dos batalhões se reúnam com os prefeitos das cidades onde o isolamento social não está sendo cumprido e apoiem as ações de bloqueio das ruas de maior movimentação”, disse Witzel em publicação nas redes sociais.

Na última semana, um comitê do Governo do RJ se reuniu para discutir a legalidade de um bloqueio total, popularmente conhecido como “lockdown”. O receio é de que medidas mais rígidas de circulação da população possam ir de encontro com a Constituição.

O decreto desta segunda também permitirá que a SES-RJ (Secretaria de Estado de Saúde) realize contratações de profissionais de saúde brasileiros e estrangeiros para auxílio no combate ao novo coronavírus. A publicação também informa que as medidas de isolamento social seguirão no em todo o RJ até o dia 31 de maio.

De acordo com a SES-RJ, o Rio de Janeiro tem 17.939 casos confirmados e 1.770 óbitos causados pelo novo coronavírus. Até o momento, 12.117 pacientes se recuperaram da covid-19.

Fonte: R7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *