Guarda Civil Municipal de Campos comemora 24 anos nesta sexta-feira

O evento contará com programação em homenagem aos servidores aposentados e inaugurações de espaços voltados para os agentes

A cerimônia em comemoração ao 24º aniversário da Guarda Civil Municipal de Campos (GCM) será realizada nesta sexta-feira (22), às 8h, na sede da Corporação, situada na Avenida José Alves de Azevedo, no Centro. Atualmente, a Guarda Civil conta com um efetivo de 744 servidores que atuam em todo o município.

O evento contará com uma vasta programação, como hasteamento de bandeira, apresentação da banda da GCM, coral, homenagem aos servidores aposentados e os servidores que se destacaram durante ações, no início do ano, além da inauguração do novo espaço da Sala de Operações, que terá o nome do servidor David Pereira da Silva, que morreu de câncer e serviu por 20 anos a corporação. A ação irá respeitar todos os protocolos e recomendações de segurança e prevenção da Covid-19.

O comandante da GCM, Wellington Levino, fala sobre as evoluções ao longo desses 24 anos de instituição. “Sou da segunda turma de formação da GCM, completo em março de 2022, meus 23 anos de serviço tenho acompanhado as diversas evoluções na instituição, onde buscamos levar o melhor atendimento à população com profissionalismo, garantindo dignidade aos servidores, capacitação e estruturação administrativa. Os servidores estão dia a dia fazendo o melhor para atender a todos, abraçando os interesses da sociedade e cumprindo na parte de segurança, na educação, papel fundamental”, declarou.

Além da Coordenadoria de Trânsito, a Guarda Civil Municipal de Campos possui o Grupamento Ronda Escolar (GRE); Grupamento de Operações Especiais (GOE); Grupamento de Operações com Cães (GOC); Grupamento Ambiental (GAM); Grupamento de Proteção Social (GPS) e os destacamentos nas regiões Sul, Norte e Baixada Campista.

FROTA
O prefeito Wladimir Garotinho anunciou em 03 de setembro, Dia do Guarda Municipal, a aquisição de 10 veículos 0KM para atender a corporação em seus vários grupamentos. O anúncio foi feito durante a inauguração da Policlínica da Terceira Idade, no Parque Tamandaré. Com a ampliação e modernização da frota, que está sucateada, a prefeitura estará dando à Guarda Civil Municipal (GCM) melhores condições para atender de forma mais eficaz à população.

HISTÓRIA
A autorização para a criação da instituição da Guarda Civil Municipal é de 24 de outubro de 1994, de acordo com a Lei 5.766/94 e sua implantação por meio do Decreto Municipal n°11/97 de 01 de janeiro de 1997.

Em 2015, a prefeita Rosinha Garotinho, designou o primeiro comandante da GCM, Wellington Levino. A instituição ganhou nova sede, que era um sonho de toda corporação, contando com três prédios e um estacionamento coberto. Os prédios abrigam dois alojamentos masculinos e dois femininos, academia, refeitório, auditórios, instalações para cursos de capacitação e dois hotéis de trânsito, direcionados a guardas e policiais visitantes.

No antigo prédio, tombado como patrimônio público, foram mantidas as características originais, mas as novas instalações proporcionam melhor funcionamento dos serviços administrativo e operacional, com recepção ao público, protocolo e inspetoria, onde ficará a chefia do dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *