IFF Itaperuna vence Desafio Inova Escola com projeto sobre criação de jogos digitais

Um plano de inovação elaborado por professores do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna foi um dos cinco vencedores nacionais do Desafio Inova Escola uma ação que reuniu, desde agosto, 4.241 docentes de 1.182 escolas públicas e particulares brasileiras.

O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (13/11), em São Paulo, durante o 4º Fórum de Inovação Educativa, um evento da Fundação Telefônica Vivo e do jornal Folha de S. Paulo.

O IFF Itaperuna venceu na categoria “escolha do juri técnico”, com um plano de inovação que prevê a criação de uma fábrica de jogos com a participação de alunos e professores , cujo objetivo é ser uma ferramenta de reforço escolar, a partir da elaboração de jogos digitais baseados em obras literárias de domínio público.

A final foi disputada por 25 instituições de ensino, cinco delas de cada região do país, escolhidas pelos jurados a partir do plano de inovação elaborado durante o desafio.

O Campus Itaperuna única instituição do Estado do Rio e único Instituto Federal entre os finalistas do Desafio Inova Escola foi representado no evento de premiação pelo professor João Felipe Borges, coordenador do projeto “Fábrica de Jogos”, e pela diretora-geral, Michelle Maria Freitas Neto, que também integra a equipe finalista — a IFF9!.

Os demais integrantes da equipe são os professores Camila Ramos de Oliveira Nunes, Carine Lavrador de Farias, Cláudia Aleixo Alves, Fabiana Castro Carvalho de Barros, Joselia Rita da Silva e Orlando Pereira Afonso Junior.

Integrante da IFF9! e diretora de Ensino e Aprendizagem do IFF Itaperuna, a professora Fabiana Castro ressaltou o orgulho de todo o campus com a premiação.

“Somos uma equipe de oito pessoas no desafio, mas representamos todo um corpo técnico-administrativo e docente do Campus Itaperuna que, diariamente, aceita o desafio de inovar na Educação, seja na sala de aula ou fora dela, sempre pensando no sucesso dos nossos alunos e na realização dos sonhos deles. Esse prêmio é um orgulho e também um reconhecimento para todos nós do IFF Itaperuna”, afirmou.

O Desafio Inova Escola é promovido pela ProFuturo, da Fundação Telefonica Vivo, com parceria da Representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e do Movimento de Inovação na Educação.

As atividades tiveram início em agosto, com a participação dos educadores em uma trilha formativa composta por cinco módulos, que giravam em torno de identificar um problema da escola, realizar pesquisas e ouvir a comunidade a respeito do desafio, criar ideias viáveis para solucioná-lo, realizar protótipos e registrar o planejamento da solução desenhada, culminando na construção do Plano de Inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *