“Luzes estranhas” no céu surpreenderam na noite desse domingo

Várias pessoas de diversos locais como Juiz de Fora, Joinville e no Rio de Janeiro, relataram em redes sociais ver luzes estranhas no céu na noite desse domingo do dia das mães 10/05.

Alguns relataram que poderiam ser um comboio de drones, outro já disse que seriam seres de outro planeta, mais segundo o diretor do Observatório Astronômico de Brusque, Silvino de Souza as luzes se tratavam de reflexos do sol reproduzidos por pequenos satélites do projeto Starlink, da empresa americana SpaceX .

Os satélites são pequenos e estão em baixa altitude. Eles são visíveis principalmente logo depois do pôr do sol ou um pouco antes do sol nascer, quando refletem muito a luz do sol. Como estão muito próximos um do outro, formam quase que um colar no espaço – explicou Silvino.

O projeto teve início no ano passado e consiste em uma constelação de satélites artificiais que devem ficar em órbita terrestre baixa e permitir uma rede universal de internet banda larga. A empresa pretende lançar 12 mil satélites.

Outras empresas também têm investido em projetos parecidos para viabilizar internet via satélite para todo o mundo. Entre elas, estão a OneWeb, que prevê o lançamento de 2 mil satélites, e a Blue Origin, que pretende lançar 3,2 mil satélites.

Hoje por volta das 18h será possível ver novamente o reflexo desses satélites.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *