MIRACEMA, LAJE DO MURIAÉ E ITALVA TERÃO ACESSO A EXAMES DE MAMOGRAFIA AMPLIADOS

A Secretaria Estadual de Saúde vai ampliar o acesso à realização de exames de mamografia no Sistema Único de Saúde (SUS) para os municípios de Italva, Laje do Muriaé e Miracema, pedido foi feito pelo Ministério Publico Federal (MPF).

Segundo o MPF, no 10º dia útil de cada mês serão disponibilizadas vagas de exames de mamografia no Centro Estadual de Diagnóstico por Imagem, localizado no Centro do Rio de Janeiro.

De acordo com o MPF, essas vagas eram disponibilizadas para 89 município do Rio, agora, com a ampliação, o serviço será oferecido também para essas três cidades do Noroeste Fluminense.

Tem perfil no Facebook? Curta e Siga nossa nova página: CLIQUE AQUI!

Os agendamentos vão poder podem ser feitos por representantes dos municípios diretamente no sistema de marcação.

“As cotas de exames foram pactuadas de acordo com a densidade populacional de cada cidade e a capacidade de cada mamógrafo, mas no dia 20 de cada mês as cotas são desligadas no sistema”, informou o MPF.

Todas as vagas que não foram utilizadas serão liberadas, evitando a ociosidade e formação de filas.

Ainda de acordo com o MPF, essas cidades tinham uma demanda reprimida e filas de espera para o exame. Os exames desses municípios, de acordo com Programação Pactuada Integrada (PPI) do SUS, são realizados em Itaperuna, que conta com quatro mamógrafos e baixa demanda segundo os parâmetros do Ministério da Saúde.

A partir do inquérito do MPF, o município de Laje do Muriaé informou que reduziu o tempo de espera para realização dos exames através do cofinanciamento.

O município de Italva informou que a fila de espera se tornou quase ínfima, e em Miracema, duas vans foram adquiridas para transporte de pacientes que irão realizar o exame mamográfico no Rio de Janeiro ou qualquer outro local designado.

FONTE: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.