Onde está o dinheiro? Prefeitura de Pádua não repassa o dinheiro da Lei Aldir Blanc

A Lei Aldir Blanc que prevê auxílio financeiro ao setor cultural foi regulamentada pelo Presidente Jair Bolsonaro. A iniciativa busca apoiar profissionais da área que sofreram com impacto das medidas de distanciamento social por causa do coronavírus. 

Segundo o secretário especial da Cultura, Mário Frias, os R$ 3 bilhões foram disponibilizados em agosto desse ano, mas só começaram a ser liberados em setembro, pois dependiam do cumprimento de regras por parte de gestores estaduais e municipais.   

E esse montante já está disponível para Secretaria de Cultura.”

Os recursos foram repassados pela União, mas caberia aos estados e municípios realizarem a distribuição.

Na tarde dessa terça-feira 29/12, músicos, cantores, produtores, artesãos entre outros foram até a porta da prefeitura de Santo Antônio de Pádua para cobrar o pagamento que ainda não foi feito e de acordo com os artistas a prefeitura tem até o dia 31 para fazer esse pagamento.

Conversamos com um produtor que nos disse o seguinte, “Foi selecionado algumas pessoas, rolou o edital, saiu o nome das pessoas que foram aprovados, é rolou todos os trâmites legais para fazer a liberação, dai pra lá foi para a prefeitura e estava só aguardando a tesoureira da prefeitura pra fazer esse pagamento, até então tem basicamente sete dias que eles não dão nenhuma resposta é estamos brigando pelo posso direito, por esse dinheiro. Até então ontem a noite, veio acontecer de falarem que a tesoureira estava doente e que iriam nomear outra tesoureira para fazer esse pagamento, a noite confirmaram que nomearam outra tesoureira mas não falaram nome nenhum e falaram que à partir de hoje meio dia e meio estariam fazendo esse pagamento, sendo que não veio acontecer. Fomos para a porta da prefeitura e não tivemos nenhuma resposta, a única coisa que eles fazem é adiar e deixar para o dia seguinte, sendo que esse nosso direito é até o dia 31 de dezembro, caso contrário se eles não fizeram o pagamento esse dinheiro retorna e esse é pra ajudar nós os artistas que por causa da pandemia estamos parados, esse não é dinheiro de prefeito, dinheiro de pagar funcionário de prefeitura não, esse dinheiro é direito do povo da cultura de Santo Antônio de Pádua.

Tentamos hoje contato com vários setores da prefeitura como Cultura e a administração mas até o momento não tivemos retorno.

Em uma rede social uma artista publicou, “

Povo da Cultura de Santo Antônio de Pádua,na porta da Prefeitura, pedindo ao Prefeito que pague o Dinheiro da Cultura.
Esse dinheiro é nosso! O Governo Federal nos deu!! Músicos, cantores, Artistas, artesãos, povo da Cultura, queremos o pagamento do dinheiro que é nosso!!
Lei Aldir Blanc”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *