Secretarias de Saúde e Defesa Civil homenageiam militares da Marinha do Brasil que participaram de resgate aéreo de criança com Covid-19

O transporte ocorreu no último dia sete quando o paciente foi trazido de Itaperuna para ser internado em hospital referência no Rio. VEJA AQUI!

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), em ação conjunta com a Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC), homenageou, nesta quarta-feira (16/12), os militares da Marinha do Brasil que participaram da transferência aérea de um menino de 8 anos, infectado com a Covid-19 em estado grave. O resgate ocorreu no último dia 7, quando a criança, moradora de São José de Ubá, no Noroeste Fluminense, foi trazida de helicóptero para o Rio de Janeiro, onde foi internada no Hospital Municipal Jesus, em Vila Isabel, Zona Norte da cidade do Rio, unidade de referência em UTI Pediátrica para pacientes infantis com Covid-19.

Foto Corpo de Bombeiros

A ação conjunta entre SES, Marinha do Brasil e Corpo de Bombeiros contou com apoio logístico de uma ambulância de UTI Móvel do 21º Grupamento de Bombeiro Militar de Itaperuna, que levou o paciente até o aeroporto de Campos dos Goytacazes, no Norte do estado. De lá, uma aeronave Super Cougar da Marinha do Brasil, sob forte chuva, realizou o transporte aéreo até ao Terceiro Comar, no Aeroporto Santos Dumont, onde o secretário de estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves, orientou toda a operação de resgate e aguardava a chegada do menino.

Em reconhecimento ao excelente serviço prestado à sociedade no socorro de uma vítima de Covid-19 e pela integração das instituições, as SES e SEDEC condecoraram o Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos com a Medalha Ordem do Mérito de Bombeiro Militar. Os demais tripulantes da aeronave foram agraciados com a medalha Avante Bombeiro.

A solenidade contou com a presença do secretário de Saúde Carlos Alberto Chaves e do Secretário de Estado de Defesa Civil e do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro, Coronel Leandro Sampaio Monteiro. Também estiveram presentes o Superintendente Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, Coronel George da Silva Divério, e o chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Saúde, Coronel Sérgio Simões.

Medalha Ordem do Mérito Bombeiro Militar – destinada a premiar os Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro que se distinguiram no exercício de sua profissão e, excepcionalmente, corporações militares e instituições civis, suas bandeiras e estandartes, assim como pessoas civis e militares, brasileiras e estrangeiras que tenham prestado assinalados serviços ao Corpo de Bombeiros.

Medalha Mérito Avante Bombeiro – conferida pelo Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro a civis e militares, brasileiros ou estrangeiros, que tenham distinguido a Corporação com ações que venham gerar benefícios consideráveis ao seu patrimônio, à sua tropa ou ainda à sua comunidade, por ato próprio ou quando no desempenho de sua função de modo direto ou indireto.

Serão agraciados:

Contra-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos
Capitão de Fragata Alexandre Albuquerque Rosa
Capitão de Corveta Rodrigo Ian Simões de Abreu Leite Bacelar
Capitão de Corveta Alexandre Magalhães da Cunha
Capitão de Corveta Rafael Silva do Nascimento
Capitão-Tenente Anderson de Oliveira Bragagnolo
Capitão-Tenente Caio Cesar Leite Barros
Suboficial Osmir de Almeida Reis
Terceiro Sargento Renata Souza Oliveira
Cabo Douglas Bruno Soares de Andrade

Foto Capa: Mauricio Bazilio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *