Variantes da covid-19 são identificadas em Cambuci e Itaocara

Na manhã desta sexta-feira 07 de maios Cambuci e Itaocara emitiram uma nota informando a identificação de variantes da Covid-19.

Em Itaocara a Secretaria de Saúde informou que após sequenciamento genético realizado pelo laboratório da Secretaria Estadual de Saúde foi identificado a variante P.1.

Em Cambuci a prefeitura também em nota informou a identificação de duas variantes no município sendo a B.1.1.7 que foi descoberta no Reino Unido em setembro do ano passado e a variante P.1, que é uma variante brasileira que foi identificada em Manaus e um alto poder de transmissão.

Em abril o Diretor clínico divulgou em suas redes sociais a identificação da variante B.1.1.7 no município de Cambuci. REVEJA AQUI!

Ontem a Secretaria Estadual de Saúde emitiu um comunicado informando que foi identificado uma nova variante da covid-19.

 O estudo que investiga as modificações sofridas pelo SARS-CoV-2 confirma que há uma nova variante do vírus da Covid-19 em circulação no estado do Rio de Janeiro. A cepa recebeu o nome de P.1.2, por se tratar de uma mutação ocorrida na linhagem P1, que permanece em maior frequência (91,49%). A P.1.2 foi identificada em 5,85% das 376 amostras submetidas à segunda etapa do sequenciamento realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Também foram identificadas, em menores proporções, as linhagens B.1.1.7 (2,13%) e P2 (0,53%).

– A nova variante foi encontrada principalmente na Região Norte, mas também em amostras nas regiões Metropolitana, Centro e Baixada Litorânea. A partir deste resultado, o monitoramento segue aprofundando os efeitos que poderão ser apresentados, ou seja, o comportamento epidemiológico da variante. Até o momento, não se pode avaliar se é mais transmissível e/ou letal – afirma a subsecretária de Vigilância em Saúde da SES e idealizadora da pesquisa, Cláudia Mello. REVEJA AQUI!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *