VERÃO 2020 : VEJA COMO PREVENIR DOENÇAS

Começou o início do verão , o calor já apareceu em todas as cidades do Brasil. Pela estação ocorrer sempre nas festas de fim de ano e no período de férias, o Verão é muito ligado a curtição. Tanto que é durante esse período que as famílias costumam viajar, principalmente, para a praia.

Apesar do contato com o mar ser benéfico para saúde, é preciso ficar atento com algumas doenças que costumam aparecer durante o Verão. Por isso que, para quem deseja aproveitar o máximo que essa estação pode oferecer, separamos uma lista com algumas doenças comuns durante o Verão e como evitá-las.

Assim como o nome já diz, o Verão é a estação do ano onde o sol fica mais intenso. A alta exposição pode resultar na insolação, que causa febre, tontura, fraqueza e queimaduras. Usar protetor solar ainda é a melhor opção.


O calor do Verão resulta no aumento da transpiração, por isso que o consumo de frutas e líquidos é obrigatório para evitar ficar desidratado. Mal-estar, ressecamento das mucosas e até mesmo ficar bastante tempo sem urinar são alguns dos sintomas da desidratação.

No verão há uma aglomeração maior de pessoas nas areias das praias e nas piscinas dos clubes. Esses dois ambientes, em razão de suas próprias características, pela proximidade e contatos que ocorrem, podem facilmente se constituir em espaços para a proliferação de diversas doenças.

Por isso, é importante saber quais são as doenças mais comuns dessa época e se prevenir.
O que fazer para evitá-las?

1. Lave as mãos com frequência

Adote o hábito de lavar as mãos com frequência. Esfregue bem as mãos com sabão ou sabonete, enxágue e enxugue. Faça uso de álcool em gel, sobretudo quando for lidar com crianças ou se alimentar.

2. Armazene alimentos na geladeira

Alimentos à base de leite e seus derivados (iogurte, queijos, manteiga, etc.), maioneses e qualquer alimento que requeira armazenamento em ambiente refrigerado não deve ser mantido muito tempo fora da refrigeração. Sirva-se e guarde o alimento na geladeira imediatamente.

3. Mantenha-se hidratado

Em outras palavras: beba bastante água e ofereça constantemente líquidos para as crianças. Dê preferência à água ou água de coco e evite refrigerantes, sucos e outras bebidas adoçadas.

4. Lave-se bem após piscina ou praia

Quando retornar para casa após um tempo na piscina ou na praia, tome um bom banho. Lave-se muito bem e depois enxugue cada parte do corpo. Atenção especial deve ser dada às crianças!

5. Use protetor solar

Este é um produto para ser usado sempre que houver exposição ao sol. Não é exclusividade de piscina ou de praia. Nos casos de exposição prolongada, redobre seus cuidados!

Quando se tratar de praia ou piscina, a aplicação do protetor solar deve ocorrer cerca de 30 minutos antes de se entrar na água, devendo ser reaplicado a cada duas horas e após os mergulhos.

6. Evite exposição ao sol nos horários mais quentes

A radiação solar é mais perigosa entre às 10h e às 15h. Portanto, evite ir à praia nesses horários, especialmente acompanhado das crianças! Opte pela manhã, entre 7h e 9h, ou pelo final da tarde, entre 16h e 18h.

7. Faça a desinfecção de frutas e verduras

Adote o hábito de deixar frutas e verduras de molho, durante 15 minutos, em uma solução de hipoclorito de sódio (2%) em água. Use 5 (cinco) gotas para cada litro de água. Dessa forma, você higieniza seus alimentos  e evita doenças como a intoxicação alimentar.

8. Evite alimentos oferecidos por ambulantes

O risco de uma contaminação alimentar é sempre muito grande quando se faz uso de alimentos oferecidos por ambulantes, em razão da própria condição de exposição ao ambiente e às elevadas temperaturas.

9. Elimine qualquer recipiente que possa conter água

O mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, da Chikungunya e da Zika não procura água para colocar seus ovos, mas qualquer local que possa conter água. Pense assim: “se chover, vai juntar água aqui?” Se a resposta for sim, elimine aquela condição




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *